2. (UFC-CE) Considere o texto a seguir: Um implante de células nervosas, já testado com sucesso em ratos para recuperar lesões cerebrais, foi feito pela primeira vez em seres humanos nos EUA, por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, segundo informou ontem o jornal The Washington Post. [...] O material implantado, extraído de um tumor de testículo, foi cultivado em laboratório por 20 anos. Nesse período, os dentistas foram capazes de “forçar” quimicamente a transformação das células cancerosas em neurônios. As células de tumor foram escolhidas porque têm grande poder de multiplicação. (...) Cerca de 2 milhões de novas células nervosas foram aplicadas na região lesada de uma mulher de 62 anos, pardalmente paralisada por um derrame cerebral ocorrido há 19 anos. (...] Segundo os pesquisadores, a eficácia da operação só poderá ser comprovada em alguns meses. Folha dcS.Paulo, 3 jul. 1998. Ao transformar células cancerosas em células nervosas, os cientistas conseguiram que estas últimas passassem a ter a seguinte constituição básica: a) corpo celular, parede celular e flagelos. b) parede celular, axônio e dendritos. c) corpo celular, axônio e dendritos. d) axônio, dendritos e flagelos. e) corpo celular, parede celular e dendritos.
Anexos:
Respostas
respondido por:
58
Olá!
De acordo com o texto, foi possível transformar as células cancerosas em células nervosas, apresentando a constituição padrão de corpo celular, dendritos e axônios.
Desta forma, o corpo celular contém o núcleo, o qual apresenta as informações primordiais para a síntese proteínas e neurotransmissores.
Os dendritos são estruturas que mantém contato com outros neurônios, ao passo que os axônios tem a função de levar o impulso nervoso a outras células nervosas, por meio de seus longos prolongamentos.
Resposta, c) corpo celular, axônio e dendritos.
respondido por:
30
Resposta correta Alternativa C ) corpo celular, axônio e dendritos.
Bons estudos!
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás