• Matéria: Biologia
  • Autor: joaomarcosmtz5306
  • Perguntado 8 anos atrás

Fuvest-SP) Enquanto a clonagem de animais é um evento relativamente re- :ente no mundo científico, a clonagem de plantas vem ocorrendo já há algu- “55 décadas com relativo sucesso. Células são retiradas de uma planta-mãe : posteriormente, são cultivadas em meio de cultura, dando origem a uma : anta inteira, com genoma idêntico ao da planta-mãe. -=ra que o processo tenha maior chance de êxito, deve-se retirar as células: 5 do ápice do caule. : da zona de pelos absorventes da raiz. : do parênquima dos cotilédones. : i do tecido condutor em estrutura primária. í da parede interna do ovário.

Anexos:

Respostas

respondido por: brendaisis
120

Olá!


A alternativa correta compreende a letra a) do ápice do caule. Isso ocorre porque no ápice do caule pode ser encontrado o meristema apical, estrutura responsável por permitir o crescimento e extensão de uma determinada planta em decorrência de sua capacidade muito expressiva de sofrer sucessivas multiplicações, por mitose.


O meristema apical é um tecido que posteriormente dará origem aos demais tecidos primários, por exemplo.

respondido por: fernandasoares0002
1

Para se obter maior êxito no processo de clonagem de uma planta, deve-se tirar as células do ápice do caule.

Vamos entender melhor.

Meristemas

Os meristemas são constituídos por células que se dividem por mitose repetidamente, promovendo o crescimento da planta. Suas células caracterizam-se por apresentarem citoplasma denso, núcleo volumoso e parede celular fina e flexível.

O meristema apical caulinar geralmente localiza-se entre dois cotilédones e o meristema apical radicular, na parte inferior do hipocólito, sendo recoberto por uma coifa.

Dessa forma, retirando o as células do ápice do caule, estaremos retirando células do meristema apical caulinar que se dividem intensamente.

Aprenda mais sobre Meristemas em: brainly.com.br/tarefa/18812386

#SPJ3

Anexos:
Perguntas similares