• Matéria: Biologia
  • Autor: stefanyvper1060
  • Perguntado 8 anos atrás

79. (Enem) Para a identificação de um rapaz vítima de acidente, fragmentos de tecidos foram retirados e submetidos à extração de DNA nuclear, para comparação com o DNA disponível dos possíveis familiares (pai. avô materno, avó materna, filho e filha). Como o teste com o DNA nuclear não foi conclusivo. os peritos optaram por usar também DNA mitocondrial, para dirimir dúvidas. Para identificar o corpo, os peritos devem verificar se há ho- mologia entre o DNA mitocondrial do rapaz e o DNA mitocondrial do(a): a) pai. b) filho. c) filha. d) avó materna. e) avô materno.

Anexos:

Respostas

respondido por: viniciusrm19
15

Olá!


De acordo com o texto, a única forma de identificar a homologia do DNA do rapaz é com a presença do DNA da avó materna.


Dessa forma, durante o processo de fecundação, apenas as mitocôndrias femininas se mantém, uma vez que as mitocôndrias masculinas estão presentes na cauda do espermatozoide, o qual é perdido durante a implantação do espermatozoide no óvulo, após a passagem pela zona pelúcida e corona radiatia.


Resposta, D

avó materna.

respondido por: Anônimo
1

Definição:

O DNA mitocondrial é a carga genética contida nas mitocôndrias, que são organelas citoplasmáticas responsáveis pela respiração celular.

Nos organismos multicelulares, é transmitido pela fêmea, uma vez que as mitocôndrias dos espermatozoides são degradadas durante a fecundação, restando apenas as mitocôndrias do óvulo.

Conclusão:

Portanto, neste caso, o DNA mitocondrial da vítima deverá ser comparado ao de sua avó materna.

Opção D)

Perguntas similares