2. (Unicamp-SP) A teníase e a cisticercose são doenças parasitárias que ainda preocupam as entidades sanitaristas. São medidas que controlam a incidência de casos dessas parasitoses: lavar bem os alimentos e tomar água fervida ou filtrada, para evitar a: a) ingestão de ovos dos platelmintos causadores dessas doenças; e controle' as populações de caramujos, que são hospedeiros intermediários dos platelmintos. b) ingestão de ovos dos nematelmintos, além de cozinhar bem as carnes de porco e de boi, ambos portadores desses nematelmintos. c) ingestão de cisticercos; e controlar a população de insetos vetores, como o barbeiro, que transmite os ovos do parasita ao picar o homem. d) ingestão de ovos do parasita; e cozinhar adequadamente as carnes de porco e de boi para evitar a ingestão de cisticercos.
Respostas
Olá!
A teníase e a cisticercose são doenças causadas pelos platelmintos Taenia solium ou Taenia saginata.
Enquanto a teníase é transmitida pela forma adulta do parasita ao se ingerir carne mal cozida contaminada com as larvas (cisticercos), a cisticercose é transmitida pelas larvas da espécie ao se ingerir alimentos e/ou água contaminados, além de ser possível a auto-infestação, visto que os ovos tendem a ficar nas mãos, roupas e região perianal do indivíduo.
Desta forma, a alternativa correta é letra E.
Resposta D
Explicação:
A teníase e a cisticercose são verminoses causadas por platelmintos. A teníase é causada pela ingestão de carne crua ou malcozida contaminada pelas larvas cisticercos. A cisticercose é causada pelo consumo de alimentos e água contaminados com ovos da tênia (T. solium). Na teníase o homem é o hospedeiro definitivo, mas na cisticercose o homem é o hospedeiro intermediário.