• Matéria: Biologia
  • Autor: VibroRamon652
  • Perguntado 8 anos atrás

87. (Enem) As fêmeas de algumas espédes de aranhas, escorpiões e de outros invertebrados predam os machos após a cópula e inseminação. Como exemplo, fêmeas canibais do inseto conhed- do como louva-a-deus, Tenodera arídofolia, possuem até 63% da sua dieta composta por machos parceiros. Para as fêmeas, o canibalismo sexual pode assegurar a obtenção de nutrientes importantes na reprodução. Com esse incremento na dieta, elas geralmente produzem maior quantidade de ovos. Borges, J. C. Jogo mortal. Disponível em: . Acesso em: Ia mar. 2012 (Adaptado.) Apesar de ser um comportamento aparentemente desvantajoso para os machos, o canibalismo sexual evoluiu nesses tá- xons animais porque: a) promove a maior ocupação de diferentes nichos ecológicos pela espécie. b) favorece o sucesso reprodutivo individual de ambos os parentais. c) impossibilita a transmissão de genes do macho para a prole. d) impede a sobrevivência e reprodução futura do macho. e) reduz a variabilidade genética da população.

Anexos:

Respostas

respondido por: viniciusrm19
10

Olá!


O canibalismo, embora pareça apresentar somente aspectos negativos no reino animal, pode proporcionar à muitas espécies, a potencialização da variabilidade genética.


Dessa forma, torna possível a disseminação dos genes por meio do canibalismo realizado pela fêmea, em que sua dieta será rica em nutrientes que poderão favorecer um sucesso reprodutivo para esta espécie, e também, para as gerações futuras.


Resposta, B) favorece o sucesso reprodutivo individual de ambos os parentais.


respondido por: kailanysantos72
1

Resposta: Resposta, B) favorece o sucesso reprodutivo individual de ambos os parentais.

Explicação: confia

Perguntas similares