5. (UFRJ) 0 Ministério da Saúde adverte: FUMAR PODE CAUSAR CÂNCER DE PULMÃO, BRONQUITE CRÔNICA E ENFI- SEMA PULMONAR. Os maços de cigarros fabricados no Brasil exibem advertências como essa. O enfisema é uma condição pulmonar caracterizada pelo aumento permanente e anormal dos espaços aéreos distais do bronquíolo terminal, causando a dilatação dos alvéolos e a destruição da parede entre eles e formando grandes bolsas, como mostram os esquemas a seguir: Explique por que as pessoas portadoras de enfisema pulmonar têm sua eficiência respiratória muito diminuída.
Respostas
Olá!
O enfisema pulmonar, como descrito no texto, é decorrente da perda da elasticidade alveolar.
Por conta disso, as trocas gasosas tornam-se menos eficazes, uma vez que a superfície alveolar torna-se menor, resultando em uma menor absorção de gases, e uma menor taxa de hematose nestas regiões.
Dessa forma, a conscientização a respeito do cigarro é vital, já que esta patologia já se tornou caso de saúde pública para a população.
Resposta:
O enfisema leva ao rompimento das paredes dos alvéolos, formando grandes bolsas. A área de contato entre o sangue e o ar alveolar diminui, levando à redução das trocas gasosas e, consequentemente, à deficiência respiratória. Além disso, o tecido pulmonar perde elasticidade, dificultando a dilatação dos bronquíolos por onde passa o ar.
Explicação: