107. (Enem) Plantas terrestres que ainda estão em fase de crescimento fixam grandes quantidades de C02, utilizando-o para formar novas moléculas orgânicas, e liberam grande quantidade de 02. No entanto, em florestas maduras, cujas árvores já atingiram o equilíbrio, o consumo de 02 pela respiração tende a igualar sua produção pela fotossíntese. A morte natural de árvores nessas florestas afeta temporariamente a concentração de 02 e de C02 próximo à superfície do solo onde elas caíram. A concentração de 02 próximo ao solo, no local da queda, será: a) menor, pois haverá consumo de 0, durante a decomposição dessas árvores. b) maior, pois haverá economia de 0. pela ausência das árvores mortas. c) maior, pois haverá liberação de 02 durante a fotossíntese das árvores jovens. d) igual, pois haverá consumo e produção de 02 pelas árvores maduras restantes. e) menor, pois haverá redução de 02 pela falta da fotossíntese realizada pelas árvores mortas.
Respostas
Olá!
A queda de árvores maduras nas florestas, tem um impacto muito importante no que tange a produção e o consumo de oxigênio, uma vez que resultará em uma maior população de bactérias decompositoras que tem o papel de decompôr a matéria orgânica morta.
Ao mesmo tempo, estas bactérias aumentarão a produção de CO2 por conta da respiração aeróbica, e principalmente, aumentarão o consumo de O2, diminuindo a sua concentração nesta localidade.
Resposta, A
menor, pois haverá consumo de O2 durante a decomposição dessas árvores.
Resposta A
Explicação:
A morte natural dessa árvores afeta temporariamente a concentração de O2 na superfície do solo, pois os decompositores aeróbicos, com as bactérias e fungos, utilizam o O2 próximo do solo para realizam a decomposição da árvore e liberam CO2