109. (SM) A poluição nos grandes centros urbanos manifesta- -se de várias formas, como atmosférica, contaminação de solos, sonora, visual, entre outras. Muitas soluções para resolver ou minimizar o problema têm sido propostas. Conhecendo a atual realidade dos grandes centros urbanos brasileiros e os principais agentes poluentes da atmosfera nas cidades, pode-se apontar como solução de maior impacto na redução da emissão desses poluentes: a) a implantação de maior quilometragem de ciclovias e a ampliação de seu horário de funcionamento aos finais de semana. b) o maior rigor na fiscalização de emissão controlada de poluentes nas indústrias já instaladas nas cidades. c) a implantação de inspeção regular dos poluentes emitidos pelos veículos, atingindo todos os veículos registrados na cidade. d) a ampliação dos programas de rodízio de veículos e a criação do pedágio urbano nas regiões centrais das cidades. e) o maior investimento na ampliação da frota e do uso dos transportes coletivos, em especial trens elétricos e veículos movidos a biocombustíveis.
Respostas
a) a implantação de maior quilometragem de ciclovias e a ampliação de seu horário de funcionamento aos finais de semana.
Errada! A implantação de ciclovias ajuda. Mas a meta deve ser focada em diminuir a frota de automóveis durante a semana e não apenas aos finais de semana.
b) o maior rigor na fiscalização de emissão controlada de poluentes nas indústrias já instaladas nas cidades.
Errada! Esse item também contribui para a diminuição da poluição. Porém não é o de maior impacto, uma vez que a principal fonte poluente são os automóveis. Isso foi comprovado pela diminuição da poluição nos grandes centros durante a greve dos caminhões em 2018.
c) a implantação de inspeção regular dos poluentes emitidos pelos veículos, atingindo todos os veículos registrados na cidade.
Errada. Essa alternativa é válida, mas também não é a de maior impacto. Uma vez que é de certa forma inviável manter tal nível de inspeção.
d) a ampliação dos programas de rodízio de veículos e a criação do pedágio urbano nas regiões centrais das cidades.
Errada! Essa alternativa mostrou-se ineficaz à exemplo de São Paulo. Uma vez que há alternativas para fugir do sistema de rodízios.
e) o maior investimento na ampliação da frota e do uso dos transportes coletivos, em especial trens elétricos e veículos movidos a biocombustíveis.
Essa é a alternativa mais próxima de gerar um grande impacto de forma efetiva. Com a criação de transportes coletivos com fontes de energia renováveis, que não sejam fonte de poluentes e que tenham preço acessível para que sejam uma opção lucrativa e eficiente para a população. Assim de fato diminuirá a frota poluente dos grandes centros.
Espero ter ajudado.