• Matéria: Biologia
  • Autor: Andrezavitori2876
  • Perguntado 8 anos atrás

5. (UEM-PR) Relacionado à Genética, assinale o que for CORRETO J. 01. Uma mulher daltônica, filha de mãe daltônica, mesmo sem saber quem era seu pai, concluiu que ele também seria daltônico. 02. A hemofilia, dificuldade de coagulação do sangue, manifesta-se principalmente no homem, porque é um caráter ligado ao cromossomo Y. 04. A eritroblastose fetal está associada ao fator ABO, manifestada pela mãe no primeiro filho, se este apresentar o anticorpo anti-Rh. 08. A cor da pele na espécie humana é determinada pela interação gênica, dita poligenia, que resulta em gradativa variação de fenótipos. 16. Há 50% de chance de uma menina com síndrome de Down (alteração no número de cromossomos) ter recebido dois cromossomos X de sua mãe. Resposta: Soma (_)

Anexos:

Respostas

respondido por: tamyresdejesus
6

Olá!


Como o daltonismo é uma condição relacionada ao cromossomo X e que apresenta um padrão recessivo, visto que precisa se apresentar de forma homozigótica para poder manifestar suas características, a mulher só manifestará o daltonismo se ambos os pais forem portadores do alelo recessivo. O mesmo acontece em casos de hemofilia. Apesar de se manifestar mais nos homens, é um caráter ligado ao cromossomo X.


A eritroblastose fetal ocorre, quando na primeira gestação, a mãe é Rh- e o feto é Rh+. Durante o parto, pode ocorrer passagem do sangue do feto para a mãe, o que implicará na formação de anti-Rh. Na segunda gestação de uma criança Rh+ haverá, então, uma incompatibilidade sanguínea entre a díade mãe-feto e os anticorpos da mãe entrará na circulação do feto, destruindo as hemácias.


A síndrome de Down é uma mutação na quantidade de cromossomos (trissomia do cromossomo 21), logo, não se trata de herança ligada ao sexo.


Desta forma, a soma é 9.

Perguntas similares