13. (Unesp) josé é uma pessoa muito interessada na criação de gatos. Um de seus gatos apresenta hipoplasia testicular (testículos atrofiados) e é totalmente estéril. José procurou um veterinário que, ao ver as cores preta e amarela do animal, imediatamente fez o seguinte diagnóstico: trata-se de um caso de aneuploidia de cromossomos sexuais. As cores nos gatos domésticos são determinadas por um gene A (cor amarela) e outro gene P (cor preta), ambos ligados ao sexo, e o malhado apresenta os dois genes (A e P). a) O que é e qual o tipo de aneuploidia que o gato de José apresenta? b) Qual a explicação dada pelo veterinário relacionando a anomalia com as cores do animal?
Respostas
Olá!
a) A aneuploidia é um tipo de mutação cromossômica em que ocorre uma alteração na quantidade de cromossomos, seja pela adição ou perda. Normalmente, esta mutação ocorre durante a mitose ou meiose quando os cromossomos não se dividem, ou seja, não ocorre a disjunção. O gato de José apresenta uma trissomia dos cromossomos sexuais (XXY).
b) O veterinário esclareceu a José que, levando em consideração que o macho felino (XY) só pode apresentar uma única cor devido ao cromossomo X, podia-se inferir que o gato possuía genótipo XPXAY.
O gato só pode ser preto ou amarelo, visto que o gene A, que representa a cor amarela, se expressa no cromossomo X, assim como o gene P, que define a cor preta. Logo, para apresentar as duas cores, o gato deve possuir dois cromossomos X com genes de cores diferentes.
Espero ter ajudado!