13. (UFRJ) A biomassa pode ser defirida como "a quantidade de matéria presente nos seres vivos de todos os tipos". A figura a seguir mostra a distribuição da biomassa marinha em função da profundidade. Biomassa - 1000 m - 2000m - 3000 m Explique por que ocorre a variação da biomassa em função da profundidade.
Respostas
Quanto maior é a profundidade menor será a interferência da luminosidade nesses espaços, por isso, a realização da fotossíntese é bem abaixo que a observada em locas onde há maior presença da luz. Os organismos responsáveis pela fotossíntese não age em locais onde há pouca luz, o que gera uma falta de biomassa nestes espaços.
Nas superfícies, com a intensa luminosidade, a presença dos organismos que realizam a fotossíntese é bem ampla, o que justifica a maior quantidade de biomassa.
Resposta:
A maior concentração da biomassa ma rinha presente até os 1.000 m de pro fundidade está relacionada ao alcance dos raios solares que penetram na colu na de água. O fitoplancton é dependente te da luz para realizar a fotossíntese e produzir energia e corresponde à base da cadeia alimentar (produtores) no ecossistema marinho. Assim, a maior concentração da biomassa em pro fundidades menores, ou seja, inversa mente proporcional à profundidade, relaciona-se à interdependência dos organismos nas relações tróficas exis tentes, tendo como base os produtores, que são indispensáveis à manutenção da biota marinha.