De uma altura H é lançada horizontalmente uma pedra com velocidade de 20 m/s. Se g = 10 m/s², determine H se a pedra chega ao solo com o triplo da velocidade de lançamento.
Respostas
Olá!
Temos no enunciado do exercício um caso de lançamento horizontal, em que o objeto que foi lançado a uma determinada velocidade inicial, a partir de uma determinada altura, realiza um movimento curvilíneo até chegar no chão.
Esse movimento em queda livre é causado pela ação da força da gravidade, portanto, a velocidade do objeto é cada vez maior devido a aceleração da gravidade, fazendo com que esse contexto se encaixe em um caso de Movimento Uniformemente Variado.
A altura que a pedra percorre até chegar ao solo é o espaço percorrido (pensando no plano cartesiano, em relação ao eixo y), portanto, chamaremos o H de ∆y.
Como temos que a velocidade inicial Vo= 20 m/s, velocidade final V= 60m/s (triplo da velocidade inicial) e a aceleração da gravidade vale g= 10 m/, podemos utilizar a fórmula de Torricelli que relaciona essas grandezas, de forma que:
= - 2 * g * ∆y
= - 2 *10 *∆y
3600 = 400 - 20 * ∆y
∆y = -
∆y = - 160 metros
O sinal negativo indica que a pedra está perdendo altura (caindo) à medida que o tempo passa, logo, ela percorreu 160 metros até alcançar o solo.