resumo sobre a desigualdades sociais na frança (tem que ser bem resumido) por favor me ajudem vale 19 pts
Respostas
Em 1789, a França vivia no quadro do que se chamou depois o Antigo Regime, tinha por fundamento o privilégio do nascimento e da riqueza proprietária. Porém, esta estrutura tradicional encontrava-se minada pela evolução da economia que aumentava a importância da riqueza mobiliária e o poderio da burguesia.
A situação econômica da França era crítica. A maioria da renda vinha da agricultura. Dos 26 milhões de habitantes, 20 milhões viviam no campo em condições de vida precárias.
A situação da indústria francesa não era melhor, pois parte dela ainda estava sob o sistema rural e doméstico, e as corporações impediam o desenvolvimento de novas técnicas.
A sociedade francesa, na época, estava dividida em três partes, conhecidas como Estados:
• Primeiro Estado - era o clero francês e estava dividido em alto e baixo.
• Segundo Estado - era a nobreza em geral.
• Terceiro Estado - era constituído de todos aqueles que não pertenciam nem ao Primeiro nem ao Segundo Estado, era o setor da sociedade francesa composto pela maioria esmagadora da população. Esse setor era composto, na sua maioria, pelos camponeses que, com um árduo trabalho, forneciam os alimentos para toda a França, além de terem de pagar pesadíssimos impostos.