De acordo com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a gestão por competências tem sido apontada como alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações, pois, propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização, as competências necessárias à consecução de seus objetivos. Quando Gramigna (2007) citou o repertório de comportamentos referentes à competência, ela se referia aos Interesses, Atitudes, Saberes e Habilidades.


GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de Competências e Gestão de Talentos. São Paulo: Pearson Education, 2007.​


No que se refere às Habilidades, podemos atribuir o seguinte comportamento:

Alternativas

Alternativa 1:

João Costa ao ser elegido para cargo de gerente da linha de produção, tratou de aprender tanto as atividades operacionais da fábrica quanto as atividades relacionadas ao seu cargo, para auxiliá-lo em sua gestão.

Alternativa 2:

Rodrigo é recém-formado na faculdade de Administração e procura uma vaga de CEO, pois, acredita que suas habilidades de liderança são notáveis e percorrer um caminho por meio de cargos operacionais desmereceria seu talento nato.

Alternativa 3:

Dona Carlina decidiu voltar às aulas aos 53 anos e está fazendo um curso técnico referente a sua função dentro da organização, pois percebeu que as tecnologias haviam mudado e ela precisava se atualizar quanto aos novos procedimentos.

Alternativa 4:

Seu Jorge é proprietário de uma pequena indústria de fiação de seda, sua motivação para o trabalho é ajudar a comunidade na qual a indústria está localizada por meio de oferta de vagas de trabalho e cursos gratuitos de subprodutos da seda.

Alternativa 5:

Maria Tereza preza muito a valorização das pessoas diante das organizações, ao se alocar no setor de gestão de pessoas, ela conseguiu aliar sua vontade de fazer a diferença no dia a dia das pessoas no ambiente de trabalho aos objetivos organizacionais de ter funcionários felizes e satisfeitos.

Respostas

respondido por: xralx
0

Alternativa 1:

João Costa ao ser elegido para cargo de gerente da linha de produção, tratou de aprender tanto as atividades operacionais da fábrica quanto as atividades relacionadas ao seu cargo, para auxiliá-lo em sua gestão.

respondido por: thaissacordeiro
0

Olá,


O gerenciamento de competências engloba uma análise tanto organizacional como pessoal do desenvolvimento de habilidades que possam agregar valor ao ambiente de trabalho e a organização


Desta forma a alternativa que melhor reforça esta prática é a 1, a exemplo de João Costa, que ao ser elegido a um novo cargo de gerencia, busca desenvolver tanto as atividades operacionais da fábrica que lhe permitem uma visão geral do trabalho, quanto a de seu cargo, que lhe trará expertise no gerenciamento


Espero ter ajudado!


Perguntas similares