Explique o processo histórico que acabou fazendo de Portugal um país subordinado aos interesses da Inglaterra. Inclua na sua explicação o conteúdo do Tratado de Methuen.
Respostas
respondido por:
3
Após conquistar a independência em relação a Espanha, Portugal precisava de um grande aliado para garantir-se. Viu no poderio militar inglês o que precisava, enquanto a Inglaterra estava de olho na riqueza do Império Português. Foram assim selados acordos em 1641 e em 1661 pelos quais cada vez mais Portugal abria suas portas e as de suas colônias à penetração britânica. Em 1703, veio o mais violento de todos esses acordos: o Tratado de Methuen, pelo qual os portugueses reduziam a níveis baixíssimos as taxas que os ingleses pagavam para entrar com seus produtos em Portugal e em todas as colônias portuguesas, concediam aos imigrantes ingleses o direito de serem adminstrados e julgados somente por autoridades inglesas, dividiam o transporte marítimo de suas mercadorias com os ingleses, traziam todos os seus navios da Inglaterra e apenas recebiam o monopólio do azeite, da farinha e do bacalhau. Isso gerou uma forte dependência do Estado português em relação à economia britânica, pois estava sempre em déficit na balança comercial, e esse déficit era pago em ouro!
Mas é importante desmistificar o Tratado de Methuen de 1703, eternamente lembrado como o pivô da dependência portuguesa da Inglaterra. Ele foi, sem dúvida, o mais prejudicial dos acordos. Mas apenas coroou uma tendência que já se verificava desde o século anterior. Foi o preço que os decendentes de D. Manoel, o Venturoso, pagaram por sua idéia de casar-se com a Monarquia Espanhola na esperança de um dia herdar a Espanha. Um de seus decentes morreu antes do esperado e foi a Espanha que herdou Portugal. E o preço da independência foram os três acordos anglo-portugueses.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás