• Matéria: Português
  • Autor: eduardocarlos9727
  • Perguntado 8 anos atrás

o amor cortes foi um genero praticado desde os trovadores medievais europeus. nele a devocao masculina por uma figura feminina inacessuvel foi uma atitude constanre. a opcao cujos versos confirmam o exposto e

Respostas

respondido por: biamorais
356

Boa noite. As opções não estão presentes no enunciado, então estou colocando a questão na íntegra para melhor entendimento.


O amor cortês foi um gênero praticado desde os trovadores medievais europeus. Nele a devoção masculina por uma figura feminina inacessível foi uma atitude constante. A opção cujos versos confirmam o exposto é:

a)

Eras na vida a pomba predileta

(...) Eras o idílio de um amor sublime.

Eras a glória, - a inspiração, - a pátria,

O porvir de teu pai!

b)

Carnais, sejam carnais tantos desejos,

Carnais sejam carnais tantos anseios,

Palpitações e frêmitos e enleios

Das harpas da emoção tantos arpejos...

c)

Quando em meu peito rebentar-se a fibra,

Que o espírito enlaça à dor vivente,

Não derramem por mim nenhuma lágrima

Em pálpebra demente.

d)

Em teu louvor, Senhora, estes meus versos

E a minha Alma aos teus pés para cantar-te,

E os meus olhos mortais, em dor imersos,

Para seguir-lhe o vulto em toda a parte.

e) Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar? amar e esquecer amar e malamar, amar, desamar, amar?


Resposta:


A alternativa correta é a letra D, que mostra exatamente como eram as poesias que tematizavam o amor cortês, que era o tipo de amor puro, em que não havia o desejo carnal, a figura feminina era exaltada como a perfeição, e por muitas vezes a mulher era comparada a figuras divinas, como um ser perfeito e inacessível, à qual o amante deveria apenas observar e amar de longe, sem nunca tê-la para si.


Na maioria das outras alternativas, podemos ter exemplo de amor carnal, como na poesia simbolista de Cruz e Sousa; a exaltação amorosa, no poema de Fagundes Varela, poeta da 2 fase do Romantismo; assim como o sofrimento amoroso de Álvares de Azevedo, também da 2º fase do Romantismo.

respondido por: Matheusieti
222

Você esqueceu de completar o texto mas posso te ajudar.

A alternativa D está correta.

A partir da sensibilidade que a poesia apresenta ao leitor.

O eu lírico é a voz que elucida a poesia, e, a partir dele, nós, enquanto receptores do conteúdo, podemos entender suas sensações, desejos, vontades, frustrações, que são elencadas pelo autor justamente com o intuito de despertar sentimentos e sensações.

O trovadorismo pode ser entendido como um movimento literário que teve sua escanção por volta do século XI, junto da expansão da igreja, período esse em que as instituições religiosas estavam totalmente associadas a vida e aos aspectos sociais, ditando valores e como a vida deveria ser seguida segundo aos princípios da fé.  

Vale ressaltar que a queda do trovadorismo se deu apenas com a chegada do Humanismo, escola essa que ia na contramão da noção de religião e colocava o homem como centro das coisas.  

Mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/14349679

Anexos:
Perguntas similares