• Matéria: Artes
  • Autor: fernandaanajuh
  • Perguntado 8 anos atrás

A criatividade é uma decisão pessoal e, como tal, pode ser estimulada e até desenvolvida por meio da aplicação de uma série de etapas agrupadas no que chamamos de processo criativo. A noção de processo criativo remete à sucessão de pensamentos e ações que desembocam nas criações originais e adaptadas. O primeiro estágio do processo criativo surge a partir do momento em que se toma consciência do problema, etapa seguida pelo processamento inconsciente, que, com êxito, levaria a uma ideia súbita, ou seja, à iluminação. Na sequência, um novo esforço consciente acontece, com o objetivo de aplicar os resultados da iluminação, a fim de deduzir as consequências, ordená-las e, sobretudo, verificá-las.

FONSECA, A. N. da; PEREIRA, G. Processo Criativo. Maringá: UniCesumar, 2016.

​Nesse sentido, assinale alternativa que coresponde as fases ou etapas do processo criativo, de acordo com os autores:

I. Von Oech (2011) – duas etapas: germinativa, na qual as ideias são geradas e manipuladas, explorando o pensamento difuso; e prática, na qual as ideias são avaliadas e executadas por meio do pensamento concreto.
II. Ostrower (2010) – três etapas: insight, na qual a percepção e a intuição são exploradas, buscando conteúdos significativos; elaboração, que transforma possibilidades latentes para o real até reduzir as alternativas; e inspiração, que é o desfecho do fazer.
III. Osborn – sete etapas: orientação, que estabelece atitude aberta/positiva do trabalho; preparação e análise, na qual há esforço consciente em busca de soluções; ideação, na qual ideias são geradas; inspiração, que é distanciamento do problema; síntese, que gera novas conexões; e avaliação, na qual avalia as ideias e encontra a solução.
IV. Gomes (2001) – sete etapas: insight, contato inicial com o problema; preparação, busca por solução; incubação, distanciamento do problema; esquentação, materializar ideias através de desenhos/esboços; iluminação, concretização da ideia; elaboração, desenvolvimento de protótipos; e verificação, processo de fabricação do produto gerado.
V. Löbach – quatro etapas: preparação, em que há a descoberta, analise e informação sobre o problema; geração, na qual produção de ideias; avaliação, que é a comparação das ideias para encontrar a melhor solução; e a realização, que envolve a elaboração de um protótipo.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
IV e V, apenas.

Alternativa 4:
I, II e V, apenas.

Alternativa 5:
III, IV e V, apenas.

Respostas

respondido por: tamyresdejesus
5

Olá!


De acordo com Von Oech, o processo criativo pode ser dividido em duas etapas: uma fase germinativa, em que há o surgimento das ideias, e a fase prática, onde as ideia passarão por uma análise para aí sim serem implantadas.


Ostrower afirma que o processo criativo possui três momentos básicos: insight, que se impõe do inconsciente para a mente a partir dos conhecimentos e afetos prévios, surgindo a visão intuitiva; elaboração, que é o momento da revisão sobre a ideia, ressignificando-a; e inspiração, que é a prática.


Em sua teoria sobre a criatividade, Osborn dividiu o processo em sete etapas: orientação, quando se pensa sobre o problema; preparação, coleta de informações; análise, seleção das informações obtidas; ideação, pensar nas possibilidades da ideia; incubação; síntese e avaliação.


Löbach descreveu o processo criativo em quatro passos: fase de preparação, geração, avaliação e realização.


Desta forma, a alternativa correta é a 4) I, II e V, apenas.

respondido por: Anônimo
4

Resposta:

I, II e V, apenas.

Explicação:

Perguntas similares