Respostas
A influência da temperatura na solubilidade segue o princípio de Le Chatelier.
Segundo Le Chatelier, em uma solução saturada com excesso de soluto (corpo de fundo), o equilíbrio se desloca na direção que absorve calor.
Se a dissolução for um processo endotérmico (absorção de calor), como na dissolução do sal de cozinha (cloreto de sódio, NaCl), a absorção de calor desloca o equilíbrio para a direita. A massa de cloreto de sódio aumenta na fase aquosa, isto é, sua solubilidade aumenta com a temperatura.
NaCl (s) + calor <----> NaCl (aq)
deslocamento ----->
Se a dissolução for um processo exotérmico (libera calor), como na dissolução do hidróxido de sódio (NaOH), o aumento da temperatura desloca o equilíbrio para a esquerda. A solubilidade, diminui com o aumento da temperatura.
NaOH (s) <----> NaOH (aq) + calor
deslocamento <---------
Obs: Soluções gás-líquido.
A dissolução da maioria dos gases em água é um processo exotérmico. Veja os refrigerantes, que são soluções em que a água é o solvente e o gás carbônico um dos solutos.
Quando um refrigerante é retirado da geladeira e deixado aberto à temperatura ambiente, perde parte do seu gás. Isto ocorre porque o aumento da temperatura desloca o equilíbrio para o lado esquerdo, no sentido da formação de CO2(g). Logo, sua solubilidade diminui com o aumento da temperatura.
CO2(g) + solvente líquido --> CO2(aq) + calor
deslocamento <-------