Respostas
Boa tarde,
Vamos lembrar que a Revolução Francesa, foi iniciada em 1789 tornando símbolo da destruição do Absolutismo* que começou na França com o Rei Sol da Dinastia Bourbon - lembrando que no país houve um absolutismo de direito-, logo antes da Revolução Francesa a situação econômica da França estava devastada por questões do luxo da corte, guerra dos sete anos, ajuda militar e financeira na Independência dos Estados Unidos e a alta da inflação por conta das más colheitas (questões climáticas). Além dessas questões existia um alto descontentamento da Burguesia francesa por sustentar o Primeiro e Segundo Estado**.
Entretanto antes da Revolução Francesa o Rei Luís XVI convocou os Estados Gerais para decidir sobre uma reorganização francesa sobre suas finanças. Onde estava reunido o Primeiro, Segundo e Terceiro estado***, sendo então um voto por estado e não por deputados, sendo assim o primeiro e o segundo estado sempre se juntavam e não deixavam o terceiro estado fazer as reformas necessárias para a França no momento. Sendo assim, como não houve um acordo o Terceiro Estado se retirou, proclamando a Assembleia Nacional para a elaboração de uma Constituição Para França. Luís XVI foi obrigado a ceder, ordenando o Clero e a Nobreza se reunirem com a Burguesia -alta- para construir juntos o documento. Dando início a Revolução.
Por fim, o Terceiro Estado durante esse evento, quis que o voto fosse por deputado e não por estados.
* Absolutismo é a forma de Governo onde o Rei/Soberano/Monarca tem a centralização do poder político, militar, tributário entre outros.
** Primeiro Estado: Clero (não paga impostos), Segundo Estado: Nobreza (tinha alguns privilégios, recebia pensão do Estado etc) e o Terceiro Estado: Alta, média, baixa burguesia, trabalhadores urbanos, artesões entre outros -pagavam impostos logo sustentando os outros Estados-)
*** 1° Estado: 300 deputados 2° Estado: 300 deputados 3° Estado: 600 deputados
Espero ter ajudado, PH