Respostas
O papel das Casas de Fundição era promover o controle do ouro extraído em território nacional, de modo a facilitar a cobrança e combater a sonegação dos impostos sobre a extração de ouro (que eram de 20% sobre todo o ouro extraído), fortalecer o controle português sobre o território brasileiro, de modo que os brasileiros fiéis à Coroa fossem beneficiados com o uso colonial dos impostos e fortalecer o próprio Estado Português, que precisava de fundos para sair da crise econômica na qual havia se metido no processo de Restauração da Soberania do Estado Português, no século XVII.
Isto, claro, foi muito mal visto pelos colonos brasileiros menos simpáticos à Coroa, que consideraram que as casas de fundição eram uma afronta aos seus interesses e cobraram impostos abusivos e que não eram aplicados no Brasil, de modo que não os beneficiavam em nada.
Resposta:
Em 1702, foi criada a Intendência das Minas, cujo papel era controlar e fiscalizar a distribuição e a produção das jazidas, além, é claro, de cobrar o quinto. Entretanto, nem sempre o quinto chegava ao seu destino, que era a Coroa portuguesa, seja por causa da corrupção dos funcionários reais, seja pelo violento contrabando existente. Tais razões levaram o Estado a criar, em 1720, as Casas de Fundição, além de proibir a circulação do ouro em pó.