A escola, enquanto espaço de excelência na arte de educar, não pode se dar ao descaso de agir sem direcionamento. É necessário que haja um plano de ação para cada uma de suas atividades, que se sistematize os objetivos, verifique e trace possíveis estratégias sobre como cada um dos objetivos serão alcançados.
Sobre o conceito de “plano de ação”, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativas
Alternativa 1:
É uma burocracia desnecessária considerando os grandes desafios da escola.
Alternativa 2:
Pode ser entendido como um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer.
Alternativa 3:
Trata-se de uma importante forma de se pensar o que fazer, como fazer e por onde. Sendo de responsabilidade exclusiva dos professores.
Alternativa 4:
Trata-se de uma importante forma de se pensar o que fazer, como fazer e por onde. Devendo ser praticando apenas pelo setor pedagógico da escola.
Alternativa 5:
Trata-se de uma importante forma de se pensar o que fazer, como fazer e por onde. Devendo ser praticando apenas pelo setor administrativo da escola.
Respostas
Alternativa 1: INCORRETA. Ao buscar objetivos que planejam melhorar o ambiente escolar, traçar planos de ação são importantes ferramentas que auxiliam na supervisão e no controle do projeto.
Alternativa 2: CORRETA. Todas as etapas do projeto devem ser abordadas pelo plano de ação, assim fica registrado quais passos deverão ser iniciados e cada pessoa consegue visualizar o seu papel na construção do projeto final.
Alternativa 3: INCORRETA. Todos as pessoas que estão em âmbito escolar tem papel fundamental para a conclusão de qualquer projeto. Alunos, professores, demais funcionários e inclusive os pais tem funções em determinadas etapas.
Alternativa 4: INCORRETA. Basicamente, a mesma justificativa da alternativa anterior.
Alternativa 5: INCORRETA. Novamente, o setor administrativo não é o único responsável pela evolução do projeto.