Quadro de Distribuição do Trabalho (QDT) representa a forma de instrumentalização utilizada pelo analista de OSM quando da realização da análise da distribuição do trabalho. No decorrer do Desenvolvimento de um Projeto de Sistemas se faz necessária uma análise desse Quadro.
SILVA. Patrícia Rodrigues. Organização, Sistemas e Métodos. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016.
Sobre esse assunto, leia as afirmações que seguem e assinale a alternativa correta:
I - O objetivo do QDT é garantir que o tempo de execução das tarefas atenda às necessidades organizacionais e que as habilidades dos funcionários sejam compatíveis com os cargos que ocupam.
II - Durante o estudo do QDT, o analista de OSM poderá detectar aspectos inerentes à centralização e descentralização do poder.
III - Com a análise do QDT, permite-se uma verificação profunda da necessidade de criação ou extinção de cargos, assim como da existência de sobrecargas ou ociosidades em determinados cargos e funções.
IV - O estudo da QDT tem por finalidade analisar a efetividade das atividades de cada órgão, a participação igualitária de todas as pessoas no sentido de alcançar os objetivos do órgão e a pertinência de cada empregado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
I, II, III e IV.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e IV, apenas.
Respostas
Olá,
A alternativa correta é a número 2: I, II, III e IV.
Vejamos por que:
I - VERDADEIRO. Pois muitas vezes pode-se ter na organização funcionários com alto potencial que desempenham tarefas abaixo de sua capacidade. Assim como tarefas que, por exemplo, não estão atendendo as demandas organizacionais devido a má distribuição o sobrecarga da equipe devido a complexidade.
II - Verdadeira: Centralização diz respeito a concentração do poder em alguns cargos enquanto descentralização diz respeito a distribuição de tarefas (poderes). Através do QTD pode-e avaliar a forma como vem sendo desempenhada determinada tarefa e com base na sua eficiência e efetividade avaliar se ela deve ser centralizada para algumas poucas pessoas ou descentralizada e elaborada por diversos funcionários.
III - Verdadeira. Pois muitas vezes, sem que seja realizada a análise de QTD não é possível ao gestor avaliar com clareza qual o papel e importância que cada colaborador desempenha dentro da organização. Isto faz com que muitas vezes haja má distribuição de trabalho, ou seja, excesso para alguns, tempo ocioso para outros e até mesmo a existência de cargos desnecessários.
IV - Correta: pois, através da análise do Quadro de Distribuição de Tarefas pode-se avaliar se as atividades desenvolvidas por cada departamento atendem as necessidades da empresa, se e necessário a contratação de mais colaboradores ou mesmo a redistribuição de cargos para alocação eficiente de tarefas.
Tchau Tchau
Resposta:
Alternativa 3
I e III, apenas.