Respostas
o nome está no texto
Olá! Boa tarde!
A Holanda participou das Grandes Navegações e foi considerada grande negociadora dos mares, mas sua participação aconteceu tardiamente em relação a Portugal e Espanha, que se lançaram ao mar a partir do século XV.
Um dos primeiros motivos que explicam o atraso da participação holandesa nas Grandes Navegações era o fato de que a grande parte do capital holandês estava aplicada no rico comércio do mar do Norte e no financiamento da expansão portuguesa; antes de serem excelentes navegadores, os holandeses foram exímios negociantes.
O segundo motivo que levou a Holanda a se aventurar pelos mares depois dos portugueses e espanhóis foi o domínio que a Espanha exerceu sobre a Holanda durante grande parte do século XVI. Após ter conquistado a liberdade em relação à Espanha, os holandeses empreenderam no ano de 1579 (XVI) enormes conquistas marítimas, dominaram vários territórios situados nos continentes africano, asiático e americano.
Willem Janszoon foi considerado o primeiro europeu a colocar os pés em terras australianas.
Abel Tasman foi o responsável pela expedição em direção a Nova Holanda.
Olivier van Noort planejou uma invasão pela baía de Guanabara, na costa brasileira, mas não obteve êxito.
Todavia, junto ao navegador Joris van Spielbergen, outras invasões foram planejadas, uma na Bahia, que também não teve sucesso, e a última em Pernambuco, quando eles conseguiram se instalar, mesmo tendo os portugueses se instalado nessa área.