• Matéria: Filosofia
  • Autor: adrydurley7327
  • Perguntado 8 anos atrás

o cristianismo se expandiu por meio da filosofia dos padres? alquem sabe falar disso?! :]

Respostas

respondido por: dianasantosgurpbnwim
0
O advento do Cristianismo divide a história do pensamento, como a história da civilizarão, em duas partes inteiramente distintas.

Jesus Cristo não se apresenta ao mundo como um fundador de escola, semelhante a Platão e Aristóteles, que investiga, raciocina, discute e propõe a um círculo, mais ou menos estreito de iniciados, o seu sistema de idéias, a sua explicação do Universo; revela-se como Jesus e Salvador que, possuindo a verdade em sua plenitude, a comunica aos homens por meio de seu magistério infalível. Não é, pois, o cristianismo um sistema filosófico, no sentido rigoroso do termo. Não obstante, íntima e universal foi a influência que exerceu sobre a orientação da filosofia. Era natural. Propostas como infalivelmente verdadeiras, as novas soluções sobre a existência e a natureza de Deus, as suas relações com o mundo, a origem e os destinos do homem, a obrigação e sanção da lei moral, não podiam deixar de ter uma repercussão profunda em toda a filosofia que versa sobre estas mesmas questões ainda que encaradas sob aspecto diverso (48).

O próprio fato da revelação, alargando por novos meios de conhecimento a esfera das verdades cognoscíveis e abrindo novo campo às esperanças humanas, era de impor-se à inteligência como uma questão completamente nova e de importância transcendental. Com efeito, da vinda de Cristo ern diante quase toda questão filosófica apresenta um aspecto duplo, racional e religioso, e todo filósofo deve definir e justificar sua atitude em face deste acontecimento único, com todas as conseqüências que êle envolve, atitude que será de reconhecimento e 

Tu
respondido por: netebarbosa194
0

O advento do Cristianismo divide a história do pensamento, como a história da civilizarão, em duas partes inteiramente distintas. a resposta é Patrística.

Perguntas similares