Para Polya (1979), a abordagem da resolução de um problema é um desafio e ao mesmo tempo, um descobrimento, uma vez que não existe um método rígido o qual o aluno possa sempre seguir. Para ele, existem passos de pensamento, mais especificamente os de resolução que podem ajudar o aluno neste processo, que são os seguintes:
I- Compreender o problema;
II- Estabelecimento de um plano;
III- Execução do plano;
IV- Retrospecto;
( ) O plano nos concede apenas um roteiro geral. É necessário examinar todos os detalhes; executar o plano que se elaborou até chegar à solução. Se chegar a um impasse, volta- se à fase de planificação.
( ) Revisão crítica do trabalho realizado, ou seja, verificação do resultado em função da situação inicial e do raciocínio.
( ) Procura- se entender o problema até encontrar com precisão a incógnita. Nesta etapa, deve-se identificar : o que é conhecido (os dados); o que é desconhecido (o objetivo); as condições apresentadas.
( ) Obtém- se um plano quando, de um modo geral, sabemos quais os cálculos ou planos/estratégias a fim de obter a incógnita. O importante é a concepção do plano.
Fazendo uma relação entre os processos para a resolução de um problema e as características de cada um destes, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Respostas
respondido por:
0
A resposta correta é 3, 4, 1, 2
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás