Nos estudos acerca da formação de repertório, Alex Osborn dedica um dos capítulos de seu livro – O poder criador da mente – para abordar maneiras pelas quais se pode desenvolver a criatividade, entre elas, de acordo com o autor, estão: as viagens, os jogos de diversão, a arte, a leitura e a produção literária. FONSECA, Annelise Nani da; PEREIRA, Clauciane. Processo Criativo. Maringá - Pr.: UniCesumar, 2018. A respeito do tópico “O repertório e a construção da linguagem projetual”, avalie as afirmativas: I. Para Osborn (1987, p. 51), com o objetivo de desenvolver a criatividade, precisamos adquirir elementos para formar ideias da melhor maneira possível. O combustível para tal é a experiência. II. Descartes (1968), na obra “Discurso do método”, sugeria que os elementos fundamentais para o conhecimento são as viagens, a procura em si mesmo e a leitura de bons livros. III. Fuentes (2006, p. 51) acredita na improvisação como ativador da criatividade do designer. IV. Osborn (1987) acredita que a atividade mental não é influenciada pela atividade manual (escultura, pintura, desenho e artesanato) e vice-versa.
Respostas
I. Para Osborn (1987, p. 51), com o objetivo de desenvolver a criatividade, precisamos adquirir elementos para formar ideias da melhor maneira possível. O combustível para tal é a experiência.
Correto. A experiência é a principal fornecedora de ideias para a construção de um acervo criativo de qualidade.
II. Descartes (1968), na obra “Discurso do método”, sugeria que os elementos fundamentais para o conhecimento são as viagens, a procura em si mesmo e a leitura de bons livros.
Correto. Descartes sugere que é importante que se busque ler bons livros e viajar para efetivar a ampliação do repertório intelectual.
III. Fuentes (2006, p. 51) acredita na improvisação como ativador da criatividade do designer.
Correto. Para Fuentes, o designer deve levar em consideração também aspectos que surgem do imediato e não podem ser medidos: a improvisão é ferramenta necessária.
IV. Osborn (1987) acredita que a atividade mental não é influenciada pela atividade manual (escultura, pintura, desenho e artesanato) e vice-versa.
Falso. Para o autor a atividade mental é influenciada e influencia a atividade manual.
abraços!