Algumas genealogias familiares indicam que a hipertricose (presença de pêlos na orelha) é determinada por um gene holândrico (localizado no cromossomo Y). Indique os fenótipos dos seguintes descendentes de um indivíduo com essa característica:
A) Seus filhos (homens)
B) Os filhos (homens) de seus filhos
C) Os filhos (homens) de suas filhas
Respostas
Olá! Para responder essa questão devemos lembrar que o sexo genético é definido por um par de cromossomos sexuais. No homem, esse par terá um cromossomo X e um Y; na mulher, os dois cromossomos serão X.
Assim sendo, quando um homem tem um filho homem, ele transmite seu cromossomo Y para o filho. Caso esse cromossomo possua o gene da hipertricose, 100% de seus filhos serão afetados. E quando seus filhos tiverem filhos , também haverá a transmissão do gene para todos seus filhos, uma vez que ele é condicionado ao cromossomo Y.
Contudo, se o próprio portador ou seus filhos tiverem filhas, não haverá a transmissão do gene da hipertricose, pois nesses casos o cromossomo que estará sendo transmitido é o cromossomo X, o qual não possui o gene para a hipertricose.