Respostas
Era hiena que aterrorizou antiga província de Gévaudan, nas montanhas Margeride, no centro-sul do Reino da França,
Na metade do século XVIII uma criatura feroz e desconhecida colocou medo na região francesa de Gévaudan, ao atacar 210 pessoas matando 103 delas.
Gévaudan é uma região localizada no sul da França, época possuíam grandes rebanhos de ovelhas das ovelhas e eram frequentemente atacadas por lobos. Mas no mês de junho de 1764, tudo mudou, a partir de então, havia um animal que atacava os seres humanos matando-os e devorando-os, esse animal ficou conhecido como a Besta de Gévaudan.
Conforme os ataques iam se sucedendo, os camponeses da região se apavoravam cada vez mais e até mesmo os nobres da área começaram a organizar caçadas com o objetivo de matar o animal e encerrar os ataques que eram realizados pela criatura, as notícias cada vez mais se propagavam e acabaram chegando até Paris.
A preocupação era tanta que até mesmo o Rei Luis XV ofereceu o valor correspondente a 6 mil libras como recompensa a quem matasse e levasse até Paris a cabeça do animal. Infelizmente o animal ainda faria muitas vítimas até finalmente ser abatido em 21 de setembro de 1765 por Antoine de Balterne Marques.
A Besta de Gévaudan possuía 64 quilos e tinha quase um metro de altura e quase dois metros de comprimento. A sua descrição aparentava com uma espécie de lobo ou algo parecido. Logo após ter sido caçado, foi empalhado e enviado ao Palácio de Versailles onde foi exposto à corte francesa.
O problema no caso foi que os ataques não pararam por aí, dezenas de relatos continuaram sendo colhidos de pessoas que eram atacadas pelo animal. Até que em junho de 1767, um caçador da região matou outro animal que entraria para a história como um lobisomem pois foi morto com uma bala de prata benzida por um padre. Para comprovar que o animal que havia sido caçado era a besta que havia atacado centenas de pessoas, o seu estômago foi examinado e lá foram encontrados restos humanos.
Muitas pessoas sugerem que a Besta de Gévaudan seria um enorme lobo ou um animal que se julgava estar extinto. Para outros seria uma espécie de hiena asiática. Alguns acreditam ainda que não chegou a existir um segundo animal e que na verdade tudo teria sido parte de uma farsa para arrancar dinheiro da corte ou para ganhar fama como a pessoa que salvou a região.Na região onde a Besta de Gévaudan realizou seus ataques existe um monumento em que uma mulher se defende de um ataque da besta usando uma lança, o monumento existe para lembrar a todos o período de medo que aqueles moradores haviam passado