Enquanto a Libras era proibida de ser utilizada nas escolas (o que aconteceu no Brasil até a década de 1990), não se cogitava sequer pensar em uma “cultura surda” e muito menos em “literatura surda”. Essa situação mudou a partir do reconhecimento da Libras, com a lei 10.046 de 2002, a Lei da Libras, e passaram a surgir publicações destinadas especificamente aos surdos. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir: I. A escrita de sinais (Sign Writing - SW) não contribui de forma efetiva com a contação de histórias, pois esse sistema de escrita é diferente das configurações de mãos utilizadas na Libras. II. Recentemente, têm surgido publicações na escrita de sinais (Sign Writing - SW), possibilitando que sejam contadas e recontadas histórias e divulgando a escrita da Libras. III. Apesar da importância do registro na Libras, a forma de publicação na escrita de sinais (Sign Writing - SW) não atinge um grande público, pois mesmo dentre os surdos, são poucos aqueles capazes de ler em SW. IV. Contar histórias, piadas e episódios são hábitos que compreendem a comunidade ouvinte, estes costumes não fazem parte da cultura surda. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: II e III, apenas. Alternativa 2: I e IV, apenas. Alternativa 3: I, III e IV, apenas. Alternativa 4: II, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Respostas
Olá!
Apenas a segunda alternativa está correta
Partindo deste ponto, vemos que a linguagem em Sign Writing - SW atualmente vem se desenvolvendo, chamado por alguns estudiosos do campo como "A década da explosão do SignWriting".
Deste modo, surge um grande interesse, que reforça o caráter construtivo da linguagem, auxiliando em especial a comunidade surda americana e a escolas de surdos que vem desenvolvendo uma educação bilíngue.
Até mais!
Resposta:
Alternativa 1: II e III, apenas.
Explicação:
A escrita de sinais (SingWriting) é uma forma de registro das línguas de sinais e é utilizada pelos surdos, inclusive para contar histórias ou piadas, além do registro de produções culturais e raros são os livros escritos usando essa escrita. A afirmação de que possibilita contar histórias e divulgar a escrita de Libras está corretíssima! (Libras, Unicesumar, pág. 417,418). Já quanto a afirmação III, me deixou em dúvida, já que "dentre os surdos poucos são aqueles capazes de ler", não encontrei essa referência ao mesmo tempo, que essa escrita funciona como "emojis" de mãos, então não acredito que alguém que domine as Línguas de Sinais, não consiga ler no estilo SingWriting. Mas como a afirmação I e IV estão completamente erradas e não há opção de marcar só a II, restou a Alternativa 1 : II e III.
Espero ter ajudado!