A Libras possui todos os requisitos linguísticos de uma língua, a saber: vocabulário, sintaxe e capacidade de gerar uma quantidade infinita de sinais e sentenças. Considerando as regras que determinam a geração de sinais em Libras, analise as afirmações a seguir: I. Empréstimos lexicais não são sinais nativos de uma língua. São “emprestados” ou inspirados em outras línguas. II. Os Empréstimos lexicais de inicialização na Libras são referentes exclusivamente à Língua Portuguesa. III. O sinal para laranja em Libras é um exemplo de Empréstimos de itens lexicais de outras línguas de sinais. IV. A geração de sinais também é possível pela incorporação na raiz de um argumento, um numeral ou de uma negação. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, II e III, apenas. Alternativa 2: I, II e IV, apenas. Alternativa 3: I, III e IV, apenas. Alternativa 4: II, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Respostas
Olá!
A alternativa 5 é a que melhor se aplica como correta.
Partindo deste ponto, é possível evidenciar que o campo de empréstimo linguístico é tido como uma influência que outras línguas exercem sobre a língua portuguesa.
Além disso, os de inicialização são os que a configuração de mão é representada pela letra inicial correspondente à palavra em português.
Feitos os comentários, também podemos ressaltar que as assertivas III e IV estão corretas, onde a interrogativa também está inclusa na geração de sinais.
Até mais!
Resposta:
V;V;V;V
Explicação:
Unidade IV.
Página 175 " Os classificadores permitem tornar mais compreensível o significado do que se quer enunciar"
Página 175 " Os classificadores obedecem regras morfológicas da Libras"
Página 178 " Os classificadores desempenham uma função descritiva"
Página 176 " Para a sinalização de classificadores são utilizados os parâmetros da Libras"