“Abaixo a ditadura”, reivindicava o cartaz dos revoltosos paulistas durante o governo provisório de Getúlio Vargas. Essa frase remete a um caráter de governo que:
a) reafirmou importância do poder legislativo no Brasil
b) defendeu a participação popular nas decisões políticas
c) outorgou uma carta constituinte de caráter fascista
d) agiu sem o congresso nacional utilizando-se de decretos
e) visava incentivar a economia abrindo ao capital externo
Respostas
Resposta letra D
No período do governo provisório de Getúlio Vargas foi marcado pela resistência dos opositores ao seu governo. Getúlio governava por meio de decretos e não atendia aos interesses da população. Os paulistas insatisfeitos com varias medidas do governo fizeram a revolução constitucionalista.
Uma das medidas que desagradou muitos locais foi a nomeação de interventores para os estados, já que Vargas queria enfraquecer as oligarquias estaduais. Vargas afastou os governadores de alguns estado e nomeou interventores de sua confiança. O estado de São Paulo, descontente com essas medidas, iniciaram revolução contra o governo.
Resposta:
D) agiu sem o congresso nacional utilizando-se de decretos.
Explicação:
Logo que assumiu, Vargas impôs a dissolução da Constituição de 1891, compôs um ministério repleto de representantes políticos gaúchos e mineiros. Além disso, colocou diversos militares para controlarem os governos estaduais na qualidade de interventores, centralizando a administração política, governando através de decretos e sem o congresso nacional.