Respostas
Esse foi o começo:
Civilização Hebraica. Os hebreus são um povo nômade de origem semita que recebe posteriormente a denominação de judeu. Em 2000 a.C., sob a liderança do patriarca Abraão, os pastores hebreus migram da Mesopotâmia para a terra de Canaã, na Palestina.
Esse foi o fim:
Hebraica
Pouco tempo depois da morte do rei Salomão, o reino se dividiu em dois: ao norte, ao redor de Samaria, formou-se o reino de Israel; ao sul, em torno de Jerusalém, constituiu-se o reino de Judá.
Os dois reinos tiveram destinos diferentes: o de Israel foi conquistado pelos assírios no século VIII a.C.; o de Judá durou mais tempo. No século VI a.C., entretanto, após um breve domínio egípcio, Judá foi conquistado pelos babilônios, cujo rei, Nabucodonosor, destruiu Jerusalém e transferiu parte dos hebreus para a Mesopotâmia, iniciando o período conhecido como Cativeiro da Babilônia.
Em 539 a.C., o rei persa, Ciro, conquistou a Mesopotâmia e libertou os hebreus, que puderam voltar para sua terra e reconstruir Jerusalém. Mas isso não significou autonomia, pois a Palestina agora fazia parte do Império Persa.
Mais tarde, a Palestina foi conquistada sucessivamente por Alexandre, da Macedônia, e pelos romanos. Na época desses últimos, o templo de Jerusalém, onde ficavam os principais símbolos da religião judaica, foi destruído.
Por causa de revoltas constantes contra o violento domínio imposto pelos romanos, os hebreus acabaram expulsos de Jerusalém. Muitos deixaram a região e dispersaram-se pelo mundo, episódio conhecido como Diáspora.