• Matéria: Biologia
  • Autor: kaiqueleandro1pblunk
  • Perguntado 8 anos atrás


revestimento típico de células bacterianas

Respostas

respondido por: luuciellerochapbbc5h
0
Procariotos e Eucariotos

As eubactérias (bactérias "verdadeiras"), que incluem todas as bactérias que infectam o homem, são membros de um único reino: o reino Bacteria ou reino Eubacteria. Um segundo grupo de procariotos freqüentemente encontrados em ambientes extremos formam um segundo reino: o reino archaebacteria ou Archaea. Morfologicamente, os membros desses dois reinos de organismos parecem ser similares, especialmente na ausência de um núcleo, e portanto, classificados como procariotos. Contudo, eubactérias e arqueas têm importantes diferenças bioquímicas. A maioria dos arqueas vivem em ambientes tais como fontes termais sulfurosas cujas águas têm pH 2 a atingem temperaturas em torno de 80 graus C. Tais organismos são denominados termoacidófilos. Outros arqueas vivem em ambientes contendo metano (arqueas metanogênicos) ou sob alta concentração de sal (arqueas halófilos extremos).

 

Archaea

Com base na homologia do DNA, aparentemente os arqueas e eucariotos divergiram das eubactérias antes que divergissem entre si (fig 1a) e, em alguns aspectos metabólicos, os arqueas são mais aparentados aos eucariotos que às eubactérias.

Por exemplo, a RNA polimerase dos arqueas é tão complexa, em termos do número de subunidades, quanto as RNA polimerases nucleares dos eucariotos e algumas de suas subunidades apresentam considerável homologia de aminoácidos com algumas das subunidades eucarióticas. A estrutura dos promotores gênicos nos arqueas é também mais similar àquela dos eucariotos do que a das eubactérias, embora, como nas eubactérias, os arqueas apresentam operons que são transcritos na forma de um RNAm policistrônico. Existem, também, semelhanças entre os fatores de síntese de proteínas dos arqueas e os dos eucariotos sugerindo que os mecanismos gerais de síntese de proteína dos eucariotos e dos arqueas possam ser similares. As seqüências dos RNA ribossômicos da subunidade 16S dos ribossomos das eubactérias e dos arqueas são grandemente distintas entre si. As eubactérias (com exceção dos gêneros Mycoplasma e Chlamydia) possuem peptidoglicano (sinônimos: mureína, mucopeptídio, esqueleto da parede celular). O peptidoglicano contém um açúcar exclusivo das eubactérias, o ácido murâmico, que não é encontrado em outro seres vivos na natureza. As Archaebacteria contêm uma pseudomureína que difere em estrutura da mureína das eubactérias.

Características Exclusivas dos Archaea

Embora os Archaea apresentem similaridades tanto em relação às eubactérias quanto em relação aos eucariotos, estes organismos têm características bioquímicas que lhes são exclusivas.

Quiralidade nos fosfolipídios
O esteroisômero do glicerol que é um constituinte dos fosfolipídios da membrana dos Archaea é o L-glicerol enquanto que o encontrado nos fosfolipídios de membrana das eubactérias e eucariotos é o D-glicerol.

Cadeias laterais dos fosfolipídios
Nas eubactérias e nos eucariotos, as duas cadeias laterais de ácidos graxos ligadas ao glicerol do fosfolipídio são ligadas ao glicerol por ligações éster. Nos Archaea, essas cadeias laterais encontram-se ligadas por ligações éter.  Além disso, enquanto que ácidos graxos (usualmente por 16 ou 18 carbonos, ou até mesmo mais longos) constituem as cadeias laterais dos fosfolipídios das eubactérias e dos eucariotos, as cadeias laterais dos fosfolipídios dos Archaea são isoprenos ramificados de 20 carbonos. Essas ramificações podem ligar as duas cadeias laterais e podem ser intermoleculares ou intramoleculares. As ramificações podem ligar dois fosfolipídios presentes nas duas diferentes monocamadas fosfolipídicas da bicamada dando origem a fosfolipídios transmembranícos. Os isoprenos podem, ainda, dobrar-se para formar um estrutura anelar de cinco carbonos que pode estabilizar as membranas desses organismos nos ambientes extremos que habitam. Em razão do crescente número de semelhanças entre arqueas e eucariotos, os termo Archaebacteria não é mais usado. Todas as outras formas celulares de vida (incluindo plantas, animais e fungos) são denominados eucariotos. Os membros dos Archaea não são patógenos humanos e não serão discutidos posteriormente.
 

Perguntas similares