Para ADIZES (2004) há vários estágios no ciclo de vida das organizações, cada ciclo traz consigo algumas características peculiares, bem como, formas de gestão distintas. Fonte: ADIZES, I.; Os Ciclos de Vida das Organizações. São Paulo: Editora Pioneira, 2004. Assinale abaixo a alternativa que contemple adequadamente os ciclos descritos por ele: A ( ) Namoro; Infância; Toca-toca; Adolescência; Plenitude; Estabilidade;Aristocracia; Burocracia incipiente; Burocracia e; Morte. B Namoro; Infância; Toca-toca; Adolescência; Maturação; Estabilidade;Aristocracia; Burocracia incipiente; Burocracia e; Morte. C ) Paquera; Infância; Toca-toca; Adolescência; Plenitude; Estabilidade;Aristocracia; Burocracia Forte; Burocracia e; Morte. D Namoro; Nascimento; Toca-toca; Adolescência; Plenitude; Estabilidade;Aristocracia Clássica; Burocracia incipiente; Burocracia e; Morte. E Namoro; Infância; Troca-troca; Adolescência; Plenitude; Segura;Aristocracia; Burocracia incipiente; Burocracia e; Morte

Respostas

respondido por: alessandramach
13

Olá, bom dia!


A alternativa correta é a letra “A”, que contempla as fases de: “Namoro; Infância; Toca-Toca; Adolescência; Plenitude; Estabilidade; Aristocracia; Burocracia Incipiente; Burocracia e Morte”.


O primeiro estágio é o Namoro. É a fase onde a empresa ainda não nasceu, é apenas uma ideia na mente do empreendedor, não sendo ainda materializada.


A Infância é quando a empresa realmente sai do papel e começa de fato a sua existência, sendo direcionada a conquistar os resultados a que se propõe.


O Toca-Toca é o momento onde a empresa já está em funcionamento e, além disso, já revela um certo crescimento. Nesse ponto, as vendas já devem ser suficientes para cobrir os custos operacionais da organização.


Na fase da Adolescência, a organização experimenta um momento de independência e renasce longe dos seus fundadores, tal qual um adolescente em busca de si mesmo. É um momento mais doloroso do que o nascimento da empresa na Infância.


A fase da Plenitude é caraterizada pelo equilíbrio e a flexibilidade que a organização experimenta; é um período de autocontrole.


Na Estabilidade há uma certa perda do espírito empreendedor pela empresa, em função dos resultados já conquistados. Nessa fase, ela necessita de uma liderança empreendedora.


A Aristocracia é a fase em que a empresa necessita não apenas de empreendedorismo, porém, precisa de certo modo retornar às suas origens, aumentar a produtividade, pensar nas decisões essenciais, pois ela começa a ter algumas perdas.


A Burocracia Incipiente tem relação direta com as empresas estatais, pois falta uma liderança administrativa que de fato solucione os problemas e traga inovações. O sistema permanece engessado;


Por fim, a Burocracia e a Morte representam grandes desafios para os administradores. Há necessidade de mudar o sistema organizacional, porém, é preciso reavivar o comprometimento dos envolvidos e mudar apenas a gerência não trará as soluções.


Espero ter ajudado!


Perguntas similares