Respostas
A Inconfidência Mineira, também chamada de Conjuração Mineira, foi uma revolta que ocorreu em Minas Gerais no século XVIII, mais precisamente em 1789. O estopim da revolta foi instituição da derrama, um imposto cobrado em cada região que produzia ouro. Insatisfeitos, a população elitizada organizou um motim em Vila Rica e deu origem ao movimento. Seguindo os ideais iluministas de igualdade, liberdade e fraternidade, propunham o fim das cobranças indevidas e de outras mudanças sociais. Um dos principais líderes foi Tiradentes, mas também contou com a participação de Tomás Antônio Gonzaga, Inácio de Alvarenga Peixoto, entre outros.
A Conjuração Baiana foi uma revolta popular do século XVIII, que ocorreu na Bahia, mais precisamente no ano de 1798. Acentuada pelos ideais iluministas de igualdade, liberdade e fraternidade, os baianos buscavam o estímulo da isonomia entre a população, o fim da escravidão, além da garantia dos direitos individuais e de maiores condições de vida. Lucas Dantas foi um dos líderes desse movimento, mas ainda contou com a participação de Luís Pires, João de Deus, Manuel Faustino, entre outros.
P.S. a inconfidência foi promovida pela elite.
CONJURAÇÃO BAIANA- Aconteceu em 1798, um de seus líderes era João de Deus. Tinham como motivos o fim da escravidão, fim da dominação portuguesa, melhoria nas condições de vida etc. Tinham como objetivos a abertura dos portos brasileiros e aumento da remuneração dos soldados etc. Terminou com os conjuradores sendo presos,processados,enforcados e esquartejados.
P.S. A conjuração foi promovida por populares.