• Matéria: Direito
  • Autor: NathBarbosa5919
  • Perguntado 8 anos atrás

Questão 1/5 - Registro de Imóveis Segundo a obra da disciplina: “Para que seja possível o exercício da qualificação registral, é necessário que o oficial predial aja de forma autônoma e imparcial.”

Respostas

respondido por: winederrn
2

Ciao!


Deixarei as mesmas considerações para você.


Abaixo, segue o complemento da questão.


(...)

A Os registradores exercem a qualificação registral em conjunto com o Estado, como fiscalizador da admissibilidade ou não da inscrição de cada título apresentado a registro.

B Os registradores de imóveis, embora submetidos à fiscalização do Poder Judiciário, têm independência na qualificação registral.

C O Estado não tem qualquer poder de ingerência ou de fiscalização sobre as serventias extrajudiciais, que prestam serviços públicos em exercício privado.

D No exercício da qualificação registral, o registrador de imóveis deve prestar contas ao Estado em até 48 horas ao deixar de admitir a inscrição de um título apresentado a registro.

E Para que seja possível a independência jurídica na qualificação registral, os registros de imóveis não são fiscalizados pelo Poder Judiciário.



De acordo com a Lei Nº 6015/1973, um cartório de registro de imóveis possui inúmeras responsabilidades, cabendo destaque para:


com relação aos imóveis - matricular, registrar (a posse) e realizar averbações (hipotecas, penhoras, contratos).


certidões informativas - emitir tais certidões de acordo com os registros de imóveis disponibilizados.


Na prática, os Cartórios do Registro de Imóveis prestam serviços públicos de natureza essencial.



Gabarito:


"B Os registradores de imóveis, embora submetidos à fiscalização do Poder Judiciário, têm independência na qualificação registral".



Cuide-se bem!


Perguntas similares