Respostas
Mesopotâmia é uma palavra de origem grega que significa " entre rios " . Na Antigüidade, deu-se o nome de Mesopotâmia á região compreendida entre os rios Tigre e Eufrades, que nascem nas montanhas da Turquia e desembocam no Golfo Pérsico. De maneira geral a antiga Mesopotâmia corresponde ao atual Iraque.
A Mesopotâmia apresentava duas regiões bastantes diferenciadas: uma montanhosa e árida localizada no norte, e outra localizada ao sul, onde as cheias periódicas dos rios Tigre e Eufrades fertilizavam os vales, possibilitando o desenvolvimento da agricultura.
Na Mesopotâmia estabeleceram-se vários povos que deram origem a grandes civilizações: sumérios, amoritas, assírios e caldeus.
Os criadores da primeira grande civilização mesopotâmica foram os Sumérios.
A chegada dos Sumérios foi um dos fatores extremamente importantes para determinar o sucesso da Mesopotâmia antiga.
Provavelmente originaram a Ásia Central, os Sumérios, por volta do ano 3.500 a .C .,fixaram-se ao sul da Mesopotâmia, na região em que os rios Tigres e Eufrades desembocam no Golfo Pérsico. Aí estabelecidos, desenvolveram técnicas hidráulicas para armazenar a água que seria usada nos períodos de seca e para controlar as cheias dos dois grandes rios, evitando a destruição das plantações.
Os Sumérios desenvolveram um sistema de leis baseados nos costumes, foram habilíssimos nas práticas comerciais e criaram o sistema de escrita cuneiforme, assim chamado porque escreviam em plaquetas de argila com um estilete em forma de cunha.
Os Sumérios organizavam-se politicamente em cidades-Estados com Ur, Nipur e Lagash. Cidade-Estado é a comunidade urbana soberana, ou seja, uma comunidade política com características de Estado soberano.
Cada uma dessas cidades era independente e governada por um patesi, que exercia as funções de primeiro-sacerdote do deus local, governador, chefe militar e supervisor das obras hidráulicas.
Depois de longo tempo de autonomia, as cidades sumerianas se enfraqueceram, devido ás lutas pela gemonia política. O enfraquecimento possibilitou as invasões de vários povos semitas.
Entre os invasores estavam os Amoritas, que se estabeleceram na cidade de Babilônia, Na Média Mesopotâmia.
Hamurábi, o mais importante rei da Babilônia, tornou-se famoso por Ter elaborado o primeiro código de leis escritas de que se tem notícia. As punições previstas pelo Código de Hamurábi variavam de acordo com condição social da vítima e do infrator. Dele se extraiu a lei de Talião: " Olho por olho, dente por dente... "
Sob o comando de Hamurábi os babilônios conquistaram toda a Mesopotâmia e criaram um Estado unificado. Nascia então o primeiro Império Babilônico. Cada cidade passava a ser governada por homens escolhidos pelo imperador.
Depois da morte de Hamurábi, o esplendor da Babilônia não durou muito. Anos mais tarde toda a Mesopotâmia foi conquistada pelos Assírios, povo que vivia nas regiões áridas e inférteis do norte mesopotâmico, em cidades como Nínive e Assur.
A crueldade era uma das principais características dos Guerreiros assírios. Para eles a guerra era essencial, pois viviam do saque, da escravidão e dos impostos e tributos pagos pelos povos que submetiam.
O império assírio foi destruído em 612 a. C pelos caldeus.
Com os Caldeus, A Babilônia recuperou o resplendor. No reinado de Nabucodonosor, o Novo Império Babilônico atingiu seu apogeu. Suas terras se estendiam por quase todo o Oriente Médio, limitando-se com Egito.
A Babilônia enriqueceu-se e embelezou-se com grandes obras publicas, como os até hoje famosos jardins suspensos construídos por Nabucodonosor, tornando-se a mais notável cidade do Oriente.
Em 539 a . C . a Babilônia foi conquistada pelos exércitos dos persas. A vitória foi facilitada pelo apoio dos sacerdotes e comerciantes babilônicos, que se aliaram aos invasores em troca da manutenção de seus privilégios.