(UFMS 2010)A respeito do trabalho na Idade Média, assinale a(s) afirmativa(s) correta(s).1) A partir do século XI, o trabalho no Ocidente Europeu caracterizou-se predominantemente pela servidão, o que implicou várias taxas e obrigações devidas pelo camponês ao senhor, a exemplo da corvéia ou trabalho gratuito nas terras senhoriais.2) O trabalho não era uma atividade condizente com a formação sociocultural da nobreza, já que sua riqueza provinha principalmente da exploração das terras herdadas e da pilhagem resultante das guerras.4) O pensamento cristão, uma das heranças culturais que formaram a Idade Média, atribuía alto valor positivo ao trabalho, uma vez que o identificava com o resgate do pecado original.8) A partir do século XVI, período em que o feudalismo entrou em sua fase de plenitude no Ocidente Europeu, o trabalho caracterizou-se predominantemente pela escravidão, o que implicou várias taxas e obrigações devidas pelo camponês ao senhor, a exemplo da banalidade ou trabalho gratuito nas terras senhoriais.16) A ascensão da burguesia, ao final da Idade Média, intensificou a rejeição ao trabalho, o que se evidencia no crescimento de movimentos anarquistas nos meios urbanos, como exemplo, a Jacquerie.
Respostas
1) A partir do século XI, o trabalho no Ocidente Europeu caracterizou-se predominantemente pela servidão, o que implicou várias taxas e obrigações devidas pelo camponês ao senhor, a exemplo da corvéia ou trabalho gratuito nas terras senhoriais
Correto. A Idade Média sobreviveu num modelo econômico denominado "feudalismo". Neste modelo, os servos, ligados a terra, deveriam trabalhar para seu sustento, mas também para sustentar o senhor feudal em seus luxos próprios.
2) O trabalho não era uma atividade condizente com a formação sociocultural da nobreza, já que sua riqueza provinha principalmente da exploração das terras herdadas e da pilhagem resultante das guerras.
Correto. A nobreza vivia das terras que tinha. Nessas terras eles inseriam os servos para trabalharem e produzirem riquezas que seriam fundamentais para seu sustento.
4) O pensamento cristão, uma das heranças culturais que formaram a Idade Média, atribuía alto valor positivo ao trabalho, uma vez que o identificava com o resgate do pecado original.
Falso. O trabalho não tinha alto valor positivo, embora estivesse sim associado ao livramento do pecado.
8) A partir do século XVI, período em que o feudalismo entrou em sua fase de plenitude no Ocidente Europeu, o trabalho caracterizou-se predominantemente pela escravidão, o que implicou várias taxas e obrigações devidas pelo camponês ao senhor, a exemplo da banalidade ou trabalho gratuito nas terras senhoriais.
Falso. A escravidão só seria instaurada, em seus moldes modernos, com o fim da Idade Média. Durante o período feudal, era a servidão que funcionava.
16) A ascensão da burguesia, ao final da Idade Média, intensificou a rejeição ao trabalho, o que se evidencia no crescimento de movimentos anarquistas nos meios urbanos, como exemplo, a Jacquerie.
Falso. Nem o crescimento da burguesia reduziu a atração ao trabalho, nem os anarquistas eram contrários à prática do trabalho.
Soma: 1 + 2 = 3.
Resposta:
a resposta certa é essa q esta aqui em cima
Explicação:
espero não ter ajudado!! ^^