(FUVEST 2009)Em certo sentido, existe uma “doutrina da chantagem” subjacente à maneira pela qual o padrão getuliano de desenvolvimento econômico foi posto em prática no Brasil. Isto é, jogava-se com os interesses das outras nações, relativamente ao Brasil, procurando obter melhores condições econômicas e políticas, na defesa de uma política econômica nacionalista. Já foi dito que Getúlio Vargas conseguiu a instalação da Usina Siderúrgica de Volta Redonda, iniciada em 1943, devido a um jogo hábil com os Estados Unidos da América do Norte e a Alemanha. De fato, foram os Estados Unidos que financiaram o empreendimento (...). Segundo alguns intérpretes desse acontecimento, teria sido esse o preço do alinhamento do Brasil ao lado dessa nação e, portanto, dos Aliados. Entretanto, alguns documentos (...) revelam que a usina se achava na pauta das conversações germano-brasileiras em 1943. (Otavio Ianni. O colapso do populismo no Brasil, 1968.)Em relação ao texto acima, deve-se indicar como INCORRETA a afirmação:A) O presidente Getúlio Vargas negociava com os Estados Unidos e a Alemanha para obter financiamento para a siderurgia brasileira.B) A obtenção de vantagens econômicas e políticas para o Brasil significava a defesa de uma política econômica nacionalista.C) A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial significou a aceitação do envolvimento dos Estados Unidos em questões ligadas à economia brasileira.D) Os alemães negociavam com o Brasil o financiamento da Usina Siderúrgica de Volta Redonda, durante a Segunda Guerra Mundial .E) O Brasil não tinha interesse, no governo Vargas, em negociar com países envolvidos na Segunda Guerra Mundial, pois sua política era nacionalista.
Respostas
A) O presidente Getúlio Vargas negociava com os Estados Unidos e a Alemanha para obter financiamento para a siderurgia brasileira.
Correto. O presidente do Brasil no período demarcado, procurava negociar com todos os países que pudessem oferecer vantagens para o desenvolvimento da indústria nacional.
B) A obtenção de vantagens econômicas e políticas para o Brasil significava a defesa de uma política econômica nacionalista.
Correto. Vargas lutava por uma indústria nacional e a via de um ponto de vista extremamente nacionalista.
C) A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial significou a aceitação do envolvimento dos Estados Unidos em questões ligadas à economia brasileira.
Correto. Ao aceitar entrar na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Estados Unidos, o Brasil passava a aceitar a influência norte-americana com mais amplitude.
D) Os alemães negociavam com o Brasil o financiamento da Usina Siderúrgica de Volta Redonda, durante a Segunda Guerra Mundial .
Correto. Os alemães foram peça fundamental no desenrolar da Usina Siderúrgica de Volta Redonda.
E) O Brasil não tinha interesse, no governo Vargas, em negociar com países envolvidos na Segunda Guerra Mundial, pois sua política era nacionalista.
Falso. Vargas negociava, como já ficou evidente pelas respostas acima, com todos os que pudessem oferecer vantagens para o país, ainda que fossem inimigos na guerra.
Resposta:
e) O Brasil não tinha interesse, no governo Vargas, em negociar com países envolvidos na Segunda Guerra Mundial, pois sua política era nacionalista.
Explicação:
geekie