• Matéria: História
  • Autor: romisoncruz3542
  • Perguntado 8 anos atrás

(UFPB 2009)A conquista de Constantinopla pelos turcos, em 1453, interrompeu o comércio por terra entre a Europa e a Ásia, obrigando os europeus a buscarem novas rotas comerciais, agora pelo mar. Esse fato beneficiou os países atlânticos e ajudou a deslocar o eixo econômico para a Europa Ocidental. Portugal e Espanha tomaram a dianteira nesse processo, que ficou conhecido como expansão marítima.Além do acontecimento da tomada de Constantinopla e suas decorrências, algumas outras condições favoreceram os países ibéricos na expansão marítima, entre elas:A) A existência de uma burguesia mercantil forte, responsável pelo financiamento e administração do empreendimento marítimo sem a participação do Estado.B) Um sólido conhecimento das rotas do Oceano Atlântico, apesar da inexistência de instrumentos seguros de navegação.C) A centralização política e administrativa dos Estados português e espanhol, em torno de monarquias absolutistas.D) A disponibilidade de um grande excedente populacional para as viagens marítimas, além dos pequenos riscos dessas viagens para as tripulações das embarcações.E) A restrição do mercado de especiarias do Oriente, com a busca conseqüente de novos mercados no Ocidente.

Respostas

respondido por: ferretti
22

A) A existência de uma burguesia mercantil forte, responsável pelo financiamento e administração do empreendimento marítimo sem a participação do Estado.

Falso. O Estado era participante fundamental no processo de empreendimento marítimo.


B) Um sólido conhecimento das rotas do Oceano Atlântico, apesar da inexistência de instrumentos seguros de navegação.

Falso. As rotas eram ainda desconhecidas em sua completude e foram se desenvolvendo conforme a expansão foi se desenrolando.


C) A centralização política e administrativa dos Estados português e espanhol, em torno de monarquias absolutistas.

Correto. Com a centralização dos Estados e da monarquia absolutista, foi possível organizar melhor os gastos do governo e os objetivos do Estado.


D) A disponibilidade de um grande excedente populacional para as viagens marítimas, além dos pequenos riscos dessas viagens para as tripulações das embarcações.

Falso. Os riscos de viagens marítimas de longa duração eram altíssimos, ainda mais por mares, como disse o poeta, nunca d'antes navegados.


E) A restrição do mercado de especiarias do Oriente, com a busca conseqüente de novos mercados no Ocidente.

Falso. Não estavam em jogo um novo mercado, mas uma nova fonte de produtos para o mercado Europeu.


abraços!

Perguntas similares