(UFRGS 2016)Em 1955, foram eleitos Juscelino Kubitschek (JK), para presidência da República, e João Goulart, para a vice-presidência.Com relação ao contexto dessas eleições e ao governo JK, considere as seguintes afirmações.I - Descontentes com o resultado das eleições, Carlos Lacerda e políticos ligados à União Democrática Nacional (UDN) tentaram impugnar as eleições, gerando uma crise política que ativou setores golpistas da sociedade civil e das forças armadas.II - O Plano de Metas previa investimentos do Estado em infraestrutura, visando à modernização social e ao desenvolvimento do setor industrial.III - O governo de JK caracterizou-se por instabilidade política, devido à inexistência de maioria parlamentar no Congresso, o que acabou atrasando a construção de Brasília.Quais estão corretas?A) Apenas I.B) Apenas III.C) Apenas I e II.D) Apenas II e III.E) I, II e III.
Respostas
I - Descontentes com o resultado das eleições, Carlos Lacerda e políticos ligados à União Democrática Nacional (UDN) tentaram impugnar as eleições, gerando uma crise política que ativou setores golpistas da sociedade civil e das forças armadas.
Correto. Carlos Lacerda e seus companheiros da UDN (União Democrática Nacional) uniram-se para evitar que JK chegasse ao governo. Claramente, suas indignações não tiveram sucesso instantâneo.
II - O Plano de Metas previa investimentos do Estado em infraestrutura, visando à modernização social e ao desenvolvimento do setor industrial.
Correto. O Plano de Metas de Kubitschek visava atender às demandas da indústria nacional, que precisava de maiores modernizações no setor de bens primários e de base.
III - O governo de JK caracterizou-se por instabilidade política, devido à inexistência de maioria parlamentar no Congresso, o que acabou atrasando a construção de Brasília.
Falso. Houve uma certa estabilidade política no governo JK, o que permitiu seu desenvolvimento econômico.
Apenas I e II estão corretas. Letra C).