Para Shonkoff e Phillips (2000), os primeiros anos de vida de uma criança são cruciais para seu desenvolvimento, pois:
a) Desde o nascimento até os cinco anos de idade as crianças desenvolvem “capacidades fundamentais” sobre as quais o resto de seu desenvolvimento será construído. Assim como ambientes positivos e oportunidades podem levar crianças ao sucesso, o fracasso em fornecer essas oportunidades pode reduzir significativamente as perspectivas futuras.
b) Desde o nascimento até os cinco anos de idade criança as crianças devem dormir muito, pois o ato de dormir constrói as “capacidades articulatórias” e motoras finas da criança.
c) Desde os cinco anos de idade até maioridade a criança deverá alimentar-se de alimentos ricos em glicose e iodo, para que seu cérebro não atrofie.
d) Desde o nascimento até os 2 anos de idade a criança deverá ser alfabetizada e considerada como um ser autônomo e independente dos pais, pois essa prática trará o amadurecimento cognitivo necessário para a sua formação como futura cidadã.
Respostas
Olá!
Os primeiros anos de vida das crianças compreendem o primeiro contato com o mundo externo, e o momento em que suas concepções estão prestes a serem formadas.
Dessa forma, é importante que haja um ambiente propício à formação destas crianças, no que tange o desenvolvimento cognitivo e da própria personalidade, para que sejam instuídos os bons valores e crenças, permitindo a formação de um individuo consciente.
Resposta, a) Desde o nascimento até os cinco anos de idade as crianças desenvolvem “capacidades fundamentais” sobre as quais o resto de seu desenvolvimento será construído. Assim como ambientes positivos e oportunidades podem levar crianças ao sucesso, o fracasso em fornecer essas oportunidades pode reduzir significativamente as perspectivas futuras.