(CESPE 2008)O final do século XVI é marco inicial da formação do atual estado de Sergipe. Lutas entre colonizadores e índios, além da figura de Cristóvão de Bastos, compuseram o enredo daquele momento histórico e suas conseqüências no tempo. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.1) A formação histórica de Sergipe está bastante vinculada à concessão de sesmarias aos colonizadores que venceram as guerras contra os índios.2) A fundação da cidade de São Cristóvão remete à personagem histórica de Cristóvão de Barros, que liderou as lutas contra os índios em fins do século XVI.4) Por não ter tido qualquer participação na economia açucareira, Sergipe foi a última área do Nordeste a ser colonizada por Portugal.8) A criação do gado, com mão-de-obra intensiva africana, foi base do povoamento de Sergipe.16) A Estrada da Boiada e o rio dos Currais constituem símbolos históricos da dinâmica empreendida pela economia sergipana no período colonial inicial.
Respostas
1) A formação histórica de Sergipe está bastante vinculada à concessão de sesmarias aos colonizadores que venceram as guerras contra os índios.
Correto. Os primeiros habitantes de Sergipe, bem como os primeiros a receberem terras na região, estavam ligados ao processo de expulsão e disputa de território com as tribos que habitavam a região antes da chegada dos europeus.
2) A fundação da cidade de São Cristóvão remete à personagem histórica de Cristóvão de Barros, que liderou as lutas contra os índios em fins do século XVI.
Correto. Complementando o que se diz acima, Cristóvão de Barros é lembrado por sua atuação neste processo de expulsão dos indígenas através da violência e é lembrado no Estado, sendo homenageado pelo nome da cidade.
4) Por não ter tido qualquer participação na economia açucareira, Sergipe foi a última área do Nordeste a ser colonizada por Portugal.
Falso. Sergipe produzia açúcar como boa parte das províncias brasileiras, com destaque para o litoral nordestino.
8) A criação do gado, com mão-de-obra intensiva africana, foi base do povoamento de Sergipe.
Falso. Embora se destaque na produção de gado durante o período colonial, não era a mão-de-obra escrava intensiva que cuidava deste setor. A agricultura recebia mais escravizados.
16) A Estrada da Boiada e o rio dos Currais constituem símbolos históricos da dinâmica empreendida pela economia sergipana no período colonial inicial.
Correto. A Estada da Boiada liga Sergipe à Baia, e o rio dos Currais é o nome dado a parte do baixo São Francisco que corta o Estado, dado que as águas eram utilizadas na criação de gado.
abraços!