(UFRGS 2017)Considere as seguintes afirmações sobre a história do Rio Grande do Sul, no século XX.I - O PSD (Partido Social Democrático) e o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), oriundos da base de apoio de Getúlio Vargas, constituíram-se como as principais legendas políticas no Rio Grande do Sul até o golpe civil-militar de 1964.II - O Rio Grande do Sul foi refratário à abertura econômica implementada pelo governo de Juscelino Kubitschek, impondo proibições à presença de capital estrangeiro na indústria agropecuária e em setores estratégicos do Estado, como a distribuição de energia e o setor das telecomunicações.III - O Estado, ainda marcado pelo impacto da Campanha da Legalidade, em 1961, constituiu-se como um dos principais focos nacionais de resistência ao golpe civil-militar de 1964, transferindo a capital para Passo Fundo, com o intuito de se contrapor às forças de ocupação do governo central.Quais estão corretas?A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.
Respostas
I - O PSD (Partido Social Democrático) e o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), oriundos da base de apoio de Getúlio Vargas, constituíram-se como as principais legendas políticas no Rio Grande do Sul até o golpe civil-militar de 1964.
Correto. No Rio Grande do Sul as legendas políticas com mais expressão eram, antes do golpe empreendido pelo setor civil-militar em 1964, a Social Democracia do PSD e o Trabalhismo do PTB.
II - O Rio Grande do Sul foi refratário à abertura econômica implementada pelo governo de Juscelino Kubitschek, impondo proibições à presença de capital estrangeiro na indústria agropecuária e em setores estratégicos do Estado, como a distribuição de energia e o setor das telecomunicações.
Falso. O Rio Grande do Sul recebeu diversos investimentos de capital estrangeiro, não rejeitando tais entradas.
III - O Estado, ainda marcado pelo impacto da Campanha da Legalidade, em 1961, constituiu-se como um dos principais focos nacionais de resistência ao golpe civil-militar de 1964, transferindo a capital para Passo Fundo, com o intuito de se contrapor às forças de ocupação do governo central.
Falso. Não fora iniciativa do Estado, mas de políticos originários de lá, organizar uma resistência contra o golpe, com destaque para a figura de Leonel Brizola.
Alternativa A) Apenas I,