(UFRGS 2016)Observe a figura abaixo.A Conferência de Berlim (1884) e a subsequente “Partilha da África” pelas potências europeias tiveram um papel fundamental na transição de uma dominação informal para um colonialismo bastante agressivo, o chamado “novo imperialismo”.Uma das principais características desse novo imperialismo foi: A) o convívio pacífico entre africanos e europeus, com ampla extensão de direitos políticos e sociais aos primeiros, nas regiões colonizadas.B) o fomento ao processo de descolonização da África, iniciado na década de 1830 e encerrado na década de 1890, com amplo apoio das principais potências europeias.C) a exploração econômica direta dos territórios ocupados e a criação de estruturas coloniais de administração excludentes e violentas.D) a dominação indireta, pelas potências europeias, das regiões colonizadas, restrita somente a 10% de todo o território africano.E) a limitação do imperialismo europeu somente à África e a exclusão da Ásia e da Oceania das pretensões imperiais das potências em disputa.
Respostas
A) o convívio pacífico entre africanos e europeus, com ampla extensão de direitos políticos e sociais aos primeiros, nas regiões colonizadas.
Falso. Não havia convívio pacífico, mas dominação violenta por parte dos europeus, que negavam quaisquer direitos para os africanos.
B) o fomento ao processo de descolonização da África, iniciado na década de 1830 e encerrado na década de 1890, com amplo apoio das principais potências europeias.
Falso. O processo de descolonização da África não aconteceu em nenhum momento, principalmente não teria acontecido no século XIX, onde a dominação alcançava seu auge.
C) a exploração econômica direta dos territórios ocupados e a criação de estruturas coloniais de administração excludentes e violentas.
Correto. A exploração colonial dos territórios africanos se deu de maneira direta, ou seja, através da extração de riquezas dos territórios africanos.
D) a dominação indireta, pelas potências europeias, das regiões colonizadas, restrita somente a 10% de todo o território africano.
Falso. Quase cem por cento do território do continente africano foi dominado por europeus no período do Imperialismo.
E) a limitação do imperialismo europeu somente à África e a exclusão da Ásia e da Oceania das pretensões imperiais das potências em disputa.
Falso. África e Ásia foram dominadas pelos europeus, este processo não se restringiu a um ou outro continente.
Olá
ignorou as vontades africanas e criou sistemas coloniais excludentes. Explicação ; A divisão dos territórios africanos na Conferência de Berlim não respeitou as populações, as culturas e os valores locais. A dominação europeia utilizou a violência, de modo intenso, para garantir seus interesses, reunindo povos diferentes em um mesmo território e submetendo-os a exaustivas jornadas de trabalho.