• Matéria: História
  • Autor: ViihBarbosa6491
  • Perguntado 7 anos atrás

(PUC-RIO 2009)A caricatura abaixo representa de forma satírica a expansão imperialista na Ásia por parte dos Estados Unidos (tio Sam), da Grã Bretanha (leão), da França (galo), da Alemanha (águia imperial germânica) e da Rússia (urso siberiano). Com base em seus conhecimentos e a partir da imagem, é possível afirmar que ela se refere:A) à disputa pela Coréia, na primeira guerra sino-japonesa (1894/95) e na guerra entre Japão e o Império Russo (1905).B) à divisão de parte da China em áreas de influência européia, bem como à reivindicação americana de também se beneficiar com a abertura dos portos chineses.C) à Revolta dos Cipaios, sufocada pelas potências européias e pelo Japão no século XIX, de modo a abrir caminho para a penetração imperialista na China.D) à imposição de tratados desiguais à China (como o Tratado de Nanquim) por meio de ameaça de bombardeio por parte do navio US Mississipi do Comodoro Perry (1853), com o objetivo de forçar a abertura dos portos daquele país.E) à força expedicionária de várias nações que sufoca o levante dos Boxers (1900/1901), derruba o governo Manchu e estabelece uma República.

Anexos:

Respostas

respondido por: ferretti
366

Olá,


A imagem exposta pelo enunciado retrata, na realidade, a divisão da China para os Europeus. A presença do tio Sam demonstra que, apesar da região ter sido ocupada militarmente pelos europeus, os americanos iriam também se beneficiar da abertura dos portos chineses aos produtos Ocidentais.


A China foi vencida pela Inglaterra na Guerra do Ópio, e esse fator foi preponderante para que o país fosse obrigado a acatar as ordens advindas dos imperialistas.


Assim, é correto o que se afirma em: B) à divisão de parte da China em áreas de influência européia, bem como à reivindicação americana de também se beneficiar com a abertura dos portos chineses.


respondido por: Lilimi
23

Resposta:  letra B) à divisão de parte da China em áreas de influência européia, bem como à reivindicação americana de também se beneficiar com a abertura dos portos chineses.

Explicação:

Perguntas similares