• Matéria: História
  • Autor: Lethytop2285
  • Perguntado 8 anos atrás

(UFPB 2009)A imagem abaixo está em um mosaico da igreja de San Vitale, na cidade de Ravena, na Itália. A figura é de influência cultural bizantina e repre­senta o imperador Justiniano cercado de corte­sãos.Grandes Impérios e Civilizações. Grande Atlas da Histó¬ria Universal. Tradução da edição espanhola das Edições del Prado. Edição 10, Fascículo 3, p. 40.O Império Romano do Oriente tinha como capi­tal Constantinopla. Originou-se da divisão do Império Romano em 395 d.C e, no período me­dieval, passou a ser mais conhecido como Impé­rio Bizantino, perdurando cerca de mil anos, até 1453 d.C, quando foi dominado pelos turcos. A sua longa duração produziu uma civilização que deixou uma herança cultural com repercussões significativas até os dias atuais.Da herança cultural bizantina fazem parte:1) O Corpus Juris Civilis, uma compilação da le­gislação e jurisprudência romanas e, tam­bém, bizantinas, base do direito civil mo­derno em muitos países. 2) A atitude iconoclasta, contra a adoração de imagens nas igrejas, contribuição de consi­derável influência sobre o catolicismo oci­dental.4) A religião cristã ortodoxa, decorrente do chamado Cisma do Oriente, devido a dispu­tas político-religiosas com o Papado de Roma.8) A organização de uma cultura artística laica, desvinculada da religião, especialmente na pintura dos ícones e na arquitetura.16) A separação entre Igreja e Estado, ardorosa­mente defendida pelos adeptos do Estado laico, concepção política decisiva na forma­ção do Estado ocidental moderno.

Anexos:

Respostas

respondido por: ferretti
53

1) O Corpus Juris Civilis, uma compilação da legislação e jurisprudência romanas e, também, bizantinas, base do direito civil moderno em muitos países.

Correto. O Corpus Juris Civilis tem uma grande importância para o mundo do direito, pois colocou em texto uma série de leis diferentes, organizando-as num código.


2) A atitude iconoclasta, contra a adoração de imagens nas igrejas, contribuição de considerável influência sobre o catolicismo ocidental.

Falso. O catolicismo ocidental rejeita a iconoclastia dos bizantinos, apegando-se às imagens nas Igrejas.


4) A religião cristã ortodoxa, decorrente do chamado Cisma do Oriente, devido a disputas político-religiosas com o Papado de Roma.

Correto. A religião cristã ortodoxa, forte em diversos países da Europa ainda nos dias de hoje, foi resultado de um cisma entre os líderes da Igreja Católica no Ocidente e no Oriente.


8) A organização de uma cultura artística laica, desvinculada da religião, especialmente na pintura dos ícones e na arquitetura.

Falso. Os bizantinos investiam em produções artísticas associadas diretamente à religião.


16) A separação entre Igreja e Estado, ardorosamente defendida pelos adeptos do Estado laico, concepção política decisiva na formação do Estado ocidental moderno.

Falso. Os bizantinos não tinham uma Igreja separa do Estado. Pelo contrário, sua Igreja era uma das principais partes do Estado, sendo estrutura base de operação social.



respondido por: Franciscowilson007
7

Resposta:A)V

B)F

C)V

D)F

E)F

Explicação:

Perguntas similares