(UFPR 2010)Com relação ao modelo econômico que prevalece no Brasil desde o início da década de 1990, é correto afirmar:A) Radicalizou o protecionismo tarifário a fim de proteger as indústrias nacionais frente à concorrência estrangeira.B) Promoveu a intensificação da internacionalização da economia, abrindo novos setores econômicos à participação do capital estrangeiro e recorrendo às privatizações.C) Criou novas empresas estatais e expandiu as já existentes, a fim de aumentar a participação do Estado Nacional na economia, prevenindo crises econômicas e financeiras.D) Restringiu a participação do capital estrangeiro em diversos setores de atividade, visando limitar a evasão de divisas representada pela remessa de lucros praticada pelas empresas multinacionais desde a ditadura militar.E) Para que o governo mantivesse sua legitimidade e sua popularidade, optou pela não redução de quaisquer direitos trabalhistas ou previdenciários.
Respostas
A) Radicalizou o protecionismo tarifário a fim de proteger as indústrias nacionais frente à concorrência estrangeira.
Falso. O modelo econômico adotado desde 1990 não é protecionista, pelo contrário, abriu o Brasil para o capital estrangeiro.
B) Promoveu a intensificação da internacionalização da economia, abrindo novos setores econômicos à participação do capital estrangeiro e recorrendo às privatizações.
Correto. Como afirmado anteriormente, o modelo adotado no país é de incentivo ao capital estrangeiro, oferecendo, inclusive, vantagens fiscais.
C) Criou novas empresas estatais e expandiu as já existentes, a fim de aumentar a participação do Estado Nacional na economia, prevenindo crises econômicas e financeiras.
Falso. As empresas estatais vem sendo privatizadas, objetivando a superação dos problemas gerados pela má administração e pelas crise econômicas.
D) Restringiu a participação do capital estrangeiro em diversos setores de atividade, visando limitar a evasão de divisas representada pela remessa de lucros praticada pelas empresas multinacionais desde a ditadura militar.
Falso. Pela terceira vez: o capital estrangeiro não é prejudicado pelo modelo adotado no Brasil.
E) Para que o governo mantivesse sua legitimidade e sua popularidade, optou pela não redução de quaisquer direitos trabalhistas ou previdenciários.
Falso. Direitos sociais de toda ordem tem sido alterados de modo a favorecer a economia, o que gera indignações sociais.