• Matéria: História
  • Autor: juliosillva2022
  • Perguntado 7 anos atrás

(UFSC 2016)Portugal não deu trégua aos moradores da América. Farejava oportunidade de tributar onde germinassem riquezas. Os engenhos começavam a moer cana-de-açúcar e já apareciam taxas para as caixas de açúcar; uma nova taberna abria as portas e os barris de vinho chegavam mais caros. O gado que pisava nos pastos exigia do seu dono uma contribuição; os carregadores que palmilhavam os caminhos deixavam nas contagens um pagamento pelos secos e molhados que as tropas levavam [...]. Esse fiscalismo assombrou o Brasil. Mas assombravam mais ainda as reações da população. Um furacão de revoltas contra os impostos varreu a colônia. Revoltas, mas também rumores, pasquins, abaixo-assinados, conspirações.FIGUEIREDO, Luciano. Morte aos impostos! Viva o rei. Revista de História, jul. 2007.Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2015.Sobre as tensões, os conflitos e as resistências na América portuguesa, é CORRETO afirmar que:1) o estopim que deu início à Conjuração Mineira (1789) foi o Decreto da Derrama, cobrança dos impostos devidos que mobilizou os mineradores a pegar em armas e efetivar o levante contra a coroa portuguesa.2) no cenário que desencadeou a Revolta dos Beckman (1684) estavam as altas taxas cobradas pela Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão para o embarque de mercadorias e a falta de fornecimento de escravos, o que contribuiu para a insatisfação dos colonos.4) para combater o contrabando e aumentar a arrecadação de impostos, foram instituídas as Casas de Fundição na região das minas, contra as quais se organizou um levante liderado pelos mineradores com tumultos em várias vilas da região.8) os movimentos da Conjuração Mineira (1789) e da Conjuração Baiana (1798) tinham como finalidade criar uma nação brasileira, pois seus integrantes almejavam a independência de toda a América portuguesa.16) as mortes por enforcamento de personagens como Filipe dos Santos e Manuel Beckman representam casos únicos de punição aos revoltosos.

Respostas

respondido por: ferretti
49

1) o estopim que deu início à Conjuração Mineira (1789) foi o Decreto da Derrama, cobrança dos impostos devidos que mobilizou os mineradores a pegar em armas e efetivar o levante contra a coroa portuguesa.

Falso. Embora o estopim tenha sido o Dia da Derrama, o levante não foi efetivado.


2) no cenário que desencadeou a Revolta dos Beckman (1684) estavam as altas taxas cobradas pela Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão para o embarque de mercadorias e a falta de fornecimento de escravos, o que contribuiu para a insatisfação dos colonos.

Correto. A Revolta dos Beckman, ocorrida em 1684, tinha como objetivo criticar as altas taxas que muitos consideravam injustas, cobradas pelo governo central. Além disso, a Revolta era contrária à escassez de escravos.


4) para combater o contrabando e aumentar a arrecadação de impostos, foram instituídas as Casas de Fundição na região das minas, contra as quais se organizou um levante liderado pelos mineradores com tumultos em várias vilas da região.

Correto. As Casas de Fundição prejudicaram os poucos lucros que os exploradores ainda poderiam ter. Os altos impostos incomodavam demais os trabalhadores e a classe média.


8) os movimentos da Conjuração Mineira (1789) e da Conjuração Baiana (1798) tinham como finalidade criar uma nação brasileira, pois seus integrantes almejavam a independência de toda a América portuguesa.

Falso. Não havia interesse numa independência de toda a colônia do Brasil, mas apenas das respectivas províncias.


16) as mortes por enforcamento de personagens como Filipe dos Santos e Manuel Beckman representam casos únicos de punição aos revoltosos.

Falso. Muitos outros revoltosos foram mortos por enforcamento ou por outros métodos de tortura. Tiradentes é um bom exemplo.


respondido por: gustavonicoliniteixe
30

Resposta: É a letra B

Explicação: fiz e acertei

Perguntas similares