referente aos 2 metodos do fluxo de caixa da dfc,diferencie cada um deles e cite o que eles possuem em comum?
Respostas
Bom dia,
A Demonstração de Fluxos de Caixa (DFC) é um relatório contábil que consiste em demonstrar todas as transações que resultam em entradas e saídas de caixa da empresa. Ela é dividida em três aspectos: Atividades Operacionais, Atividades de Investimento e Atividades de Financiamento.
A DFC pode ser elaborada de duas maneiras, o método direto e o método indireto, a diferença entre esses dois métodos esta na forma de apresentação das atividades operacionais, já as atividades de investimento e de financiamento são iguais para os dois métodos. Caracterizando cada um deles:
Método Direto: O método direto consiste em utilizar, nas atividades operacionais, as entradas e saídas reais de caixa, como recebimento de clientes, pagamento de fornecedores e pagamentos de despesas.
Método Indireto: No método indireto, o cálculo do resultado é feito partindo do lucro líquido, ou seja, da DRE. É elaborada a partir do ajuste do Lucro Líquido levando em conta as variações das contas patrimoniais relacionadas com a DRE.